Lula diz ainda ter esperança em acordo entre Mercosul e União Europeia

Publicado em 04/12/2023 - 16:32 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A três dias de comandar a cúpula de líderes do Mercosul no Rio de Janeiro, o presidente Lula disse ainda ter esperanças no fechamento de acordo comercial entre o bloco e a União Europeia.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (4), em coletiva de imprensa, depois que o presidente brasileiro se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em Berlim, e demais líderes do país europeu.

O presidente Lula se disse esperançoso, mesmo depois de o presidente da França, Emanuell Macron, se declarar contra o acordo da forma como está.

Para o acordo ser firmado, é preciso que o parlamento de todos os países dos dois blocos (27 da União Europeia e quatro do Mercosul) aprovem a medida.

Ao lado do presidente Lula, nesta segunda, o chanceler alemão Olaf Scholz manifestou apoio ao acordo entre os blocos e fez um apelo aos companheiros da União Europeia, para que deem o aval.

Antes de responder aos jornalistas, o presidente Lula lembrou das pessoas que passam fome no mundo e voltou a defender a paz, sobretudo nas regiões de conflitos, como a Faixa de Gaza. E criticou novamente a atuação da ONU pela paz.

O presidente Lula também destacou que, durante a presidência brasileira do G-20, vai colocar em pauta uma reforma na governança global e formas de os países cumprirem os acordos ambientais.

Em relação aos acordos firmados no encontro bilateral com a Alemanha, nesta segunda, o presidente Lula citou parcerias para transformação ecológica, para a industrialização verde, agricultura de baixo carbono e a bioeconomia. Também citou acordos no combate à desinformação, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação

Edição: Roberta Lopes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Confira os destaques dos campeonatos estaduais de futebol pelo país

Pela Copa Ouro de Futebol, a Seleção Brasileira venceu mais uma. Desta vez faturou a Colômbia por 1 gol a 0. Quinta-feira a seleção canarinho vai encarar o Panamá, 00h15, horário de Brasília. 

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 45 mil casos de covid-19 entre 11/02 e 17/02

Quase 200 pessoas morreram por causa da doença este ano, de acordo com o Ministério da Saúde. A recomendação é manter a vacinação em dia e usar máscaras, sobretudo quem faz parte dos grupos de risco

Baixar arquivo
Internacional

Guterres afirma que falta de ação enfraquece Conselho de Segurança

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, falou na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública diminui em janeiro em relação a dezembro de 2023

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Tesouro Nacional, ligado Ministério da Fazenda. A Dívida Pública Federal ficou em R$ 6,450 trilhões, incluídos os débitos do governo no Brasil e no exterior.

Baixar arquivo
Política

PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Em ato na Paulista, o ex-presidente admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

A elevação dos níveis dos rios e igarapés provocou as inundações na região. Na capital, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e chegou a 15,92 metros. 

Baixar arquivo