Lula em Berlim: presidente fala dos desafios no acordo Mercosul-UE

Lula já tem reunião agendada com a presidente do bloco

Publicado em 03/12/2023 - 16:14 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 04/12/2023 - 07:18

O presidente Lula chegou a Berlim na Alemanha neste domingo e um dos focos das negociações brasileiras é o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que vem sendo costurado há anos e corre risco de não ser finalizado.

Lula já tem reunião agendada com a presidente do bloco,Ursula von der Leyen, para tratar do assunto. Antes de embarcarem do bairro onde participou da COP28, ele falou sobre as discordâncias entre os países europeus e Sul -americanos.

"Se não tiver acordo paciência, não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul. Assuma a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão."

Lula também respondeu às declarações dadas pelo presidente da França Emmanuel Macron logo após uma reunião entre os dois.

Macron disse que é contra o acordo em seus termos atuais que impõe a diminuição das emissões de carbono a produtores europeus, mas não dita as mesmas regras para os sul -americanos.

"A França sempre foi o país que criou obstáculo no acordo do Mercosul e a União Europeia, porque a França tem milhão de pequenos produtores e eles querem produzir os seus produtos. Agora o que eles não sabem é que nós também temos 4 milhões de 600 mil pequenas propriedades até 100 hectares  que produzem quase 90% do alimento que nós comemos e que são alimentos de qualidade e que nós também queremos vender. Bom, então eu fiz uma reunião com Macron para tentar mexer com o coração dele. Eu falei Macron, quando você voltar para França, abre o seu coração, cara, pensa um pouco na América do Sul, pensa no Mercosul, nós somos países pobres, temos países pequenos, bom, me parece que ele não pensou."

O acordo também deve ser central nas discussões da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, que será realizada na próxima quinta -feira no Rio de Janeiro. Mas antes disso, Lula determinou que seu assessor especial, Celso Amorim ouça a opinião dos movimentos sociais e das organizações de pequenos agricultores brasileiros.

 

Edição: Leila Santos/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo