8 de janeiro: os três Poderes se unem em "Ato Democracia Inabalada"
A segunda-feira (8) será de lembrança e fortalecimento da democracia. O governo prepara um grande ato para rememorar a destruição da Praça dos Três Poderes e a tentativa de golpe, e reforçar que isso nunca mais se repita.
Será no Salão Negro do Congresso, na segunda às 15h. O ato recebeu o nome de “Ato Democracia Inabalada”. Participarão os presidentes dos três Poderes: da República, o presidente Lula; do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso; e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
Esse ato vai marcar também a devolução de alguns itens que foram depredados naquele dia, como uma tapeçaria de Burle Marx, que foi criada em 1973 e destruída naquele 8 de janeiro. Ela passou por um trabalho de restauração.
E vai haver também a entrega simbólica de uma réplica da Constituição que foi levada do Supremo pelos golpistas e depois recuperada.
A segurança será reforçada do lado de dentro e de fora do Congresso. O trânsito deverá ser bloqueado na Praça dos Três Poderes, na altura da Avenida das Bandeiras, descendo até a praça onde ficam os prédios do Palácio do Planalto e do STF.
Ao todo, serão 250 homens da Força Nacional e 2 mil policiais, além das polícias Federal e Rodoviária Federal. O governo tem feito o monitoramento das ações para esse dia e diz que, pelo menos até o momento, não há nenhum alerta ou algo que mostre que haverá manifestação violenta.