8 de janeiro: os três Poderes se unem em "Ato Democracia Inabalada"

Cerimônia marcará a data para que ataque golpista nunca mais se repita

Publicado em 05/01/2024 - 16:18 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A segunda-feira (8) será de lembrança e fortalecimento da democracia. O governo prepara um grande ato para rememorar a destruição da Praça dos Três Poderes e a tentativa de golpe, e reforçar que isso nunca mais se repita.

Será no Salão Negro do Congresso, na segunda às 15h. O ato recebeu o nome de “Ato Democracia Inabalada”. Participarão os presidentes dos três Poderes: da República, o presidente Lula; do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso; e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.

Esse ato vai marcar também a devolução de alguns itens que foram depredados naquele dia, como uma tapeçaria de Burle Marx, que foi criada em 1973 e destruída naquele 8 de janeiro. Ela passou por um trabalho de restauração.

E vai haver também a entrega simbólica de uma réplica da Constituição que foi levada do Supremo pelos golpistas e depois recuperada.

A segurança será reforçada do lado de dentro e de fora do Congresso. O trânsito deverá ser bloqueado na Praça dos Três Poderes, na altura da Avenida das Bandeiras, descendo até a praça onde ficam os prédios do Palácio do Planalto e do STF.

Ao todo, serão 250 homens da Força Nacional e 2 mil policiais, além das polícias Federal e Rodoviária Federal. O governo tem feito o monitoramento das ações para esse dia e diz que, pelo menos até o momento, não há nenhum alerta ou algo que mostre que haverá manifestação violenta.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Podcast da Rádio MEC, Perguntar e Pensar, vence prêmio comKids 2024

Episódio premiado falou sobre a pandemia de coronavírus e o impacto das telas e a influência delas na vida das crianças e dos adolescentes.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Lula decreta Luto Oficial pela morte de Silvio Santos

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também decretou luto por três dias. O governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial por sete dias.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina ajuda a prevenir doenças graves associadas à gripe

Broncopneumonia em decorrência da H1N1 foi a causa da morte do apresentador Sílvio Santos na madrugada deste sábado (17). Idosos são os mais afetados pela infecção que compromete o fluxo de ar e a oxigenação. Vacina é aliada na prevenção.

Baixar arquivo
Geral

De camelô a empresário, Silvio Santos deixa legado como comunicador

Fãs, jornalistas e políticos lembram passagens da vida do apresentador. Mas pedido dele, Sílvio Santos não terá velório. O funeravel vai ser uma cerimônia judaica restrita à família.

Baixar arquivo
Política

Anderson Torres é indiciado por ação da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. A suspeita é a de que os dois orientaram a PRF a realizar blitzes, impedido o deslocamento de eleitores do Nordeste no segundo turno das eleições.

Baixar arquivo
Geral

Silvio Santos morreu por complicações depois de infecção por H1N1

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês. A causa da morte foi uma broncopneumonia após infecção pelo H1N1. Artistas, celebridadades e políticos lamentaram a morte do apresentador

Baixar arquivo