Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

Publicado em 22/02/2024 - 22:34 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, afirmou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que o foco das ações em relação ao conflito na Faixa de Gaza está na libertação dos reféns feitos pelo Hamas.

O país rejeitou pela terceira vez nesta semana uma proposta de cessar-fogo no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Blinken falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil.

Na coletiva, Blinken reforçou o que disse no encontro com o presidente Lula em Brasília na quarta-feira sobre a comparação que o mandatário brasileiro fez das ações de Israel em Gaza com o Holocausto.

Blinken reafirmou que discorda profundamente da comparação mas que os EUA e o Brasil tem muitas agendas comuns e que as discordâncias não impedem que os dois países trabalhem juntos.

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o secretário americano voltou a classificar como agressões as ações russas e disse que o encontro de chanceleres no G20 foi mais uma oportunidade para mostrar que o mundo está se voltando contra o país.

Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo