Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio

Publicado em 20/02/2024 - 23:57 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que as manifestações do chanceler do governo de Israel são inaceitáveis e mentirosas.

Segundo Vieira, uma Chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante.  E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.  O ministro afirmou que essa é uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel. 

Vieira deu as declarações quando saía da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde vai acontecer nesta quarta e na quinta-feira a reunião de chanceleres do G20.

O ministro afirmou que está seguro de que a atitude do governo de Benjamin Netanyahu e sua antidiplomacia não refletem o sentimento da população de Israel.  

Vieira disse também que o governo israelense tenta com isso impor uma cortina de fumaça que encubra o real problema do massacre em curso em Gaza, onde 30 mil civis palestinos já morreram.

O ministro ainda informou que o embaixador de Israel em Brasília e o governo de Netanyahu foram informados de que o Brasil reagirá com diplomacia, mas com firmeza a qualquer ataque que receber.

A reação de Mauro Vieira vem depois que o chanceler Israel Katz declarou o presidente Lula como  persona no grata após ele ter comparado  as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial. O chanceler voltou a reforçar suas declarações contra o Brasil nesta terça, afirmando que Lula continuará como persona no grata até que se retrate.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo