Haddad pede harmonia entre os poderes para garantir meta fiscal 

Publicado em 02/04/2024 - 20:30 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu, nesta terça-feira (2), harmonia entre os poderes para garantir a meta fiscal. O ministro comentou a decisão do Senado Federal de manter a desoneração da folha de pagamentos para as prefeituras.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, voltou a explicar, também, nesta terça-feira, a decisão de manter a redução dos impostos para os municípios.

O governo federal insistia no retorno deste pagamento de impostos previdenciários às prefeituras por meio de uma medida provisória. A decisão, na prática, derruba a reoneração para os municípios – que passava de 8% para 20% - e que começaria a partir do início de abril.

Para Pacheco, o debate da desoneração só será feito por meio de um projeto de lei. 

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a ampliação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e também para prefeituras. O presidente Lula tinha vetado a medida, mas os parlamentares decidiram derrubar a decisão.

Dias após o Congresso manter a desoneração, o governo enviou uma medida provisória para uma nova oneração da folha de pagamento, além de discutir a limitação da compensação de créditos tributários por empresas.

Em fevereiro o governo retirou da medida provisória os encargos previdenciários dos setores privados, mas manteve a taxação para prefeituras.

Nesta segunda, Pacheco havia divulgado decisão prorrogando a vigência desta Medida Provisória apenas para a compensação de créditos tributários, não elevando os tributos previdenciários para os municípios.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo