Haddad pede harmonia entre os poderes para garantir meta fiscal 

Publicado em 02/04/2024 - 20:30 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu, nesta terça-feira (2), harmonia entre os poderes para garantir a meta fiscal. O ministro comentou a decisão do Senado Federal de manter a desoneração da folha de pagamentos para as prefeituras.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, voltou a explicar, também, nesta terça-feira, a decisão de manter a redução dos impostos para os municípios.

O governo federal insistia no retorno deste pagamento de impostos previdenciários às prefeituras por meio de uma medida provisória. A decisão, na prática, derruba a reoneração para os municípios – que passava de 8% para 20% - e que começaria a partir do início de abril.

Para Pacheco, o debate da desoneração só será feito por meio de um projeto de lei. 

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a ampliação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e também para prefeituras. O presidente Lula tinha vetado a medida, mas os parlamentares decidiram derrubar a decisão.

Dias após o Congresso manter a desoneração, o governo enviou uma medida provisória para uma nova oneração da folha de pagamento, além de discutir a limitação da compensação de créditos tributários por empresas.

Em fevereiro o governo retirou da medida provisória os encargos previdenciários dos setores privados, mas manteve a taxação para prefeituras.

Nesta segunda, Pacheco havia divulgado decisão prorrogando a vigência desta Medida Provisória apenas para a compensação de créditos tributários, não elevando os tributos previdenciários para os municípios.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo