Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Publicado em 16/04/2024 - 15:57 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para cumprir uma extensa agenda nesta quarta-feira (17), o Presidente Lula embarca hoje para a Colômbia, país vizinho que faz fronteira com o Brasil.

A viagem já estava prevista desde o ano passado, quando o presidente colombiano, Gustavo Petro, esteve aqui no país e convidou Lula para participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá.

O evento começa nesta quarta e vai até dois de maio, com a participação do Ministério da Cultura brasileiro e da ministra Margareth Menezes.  

O Ministério de Relações Exteriores informou que a agenda vai ser bastante extensa: começa com uma reunião bilateral com Gustavo Petro, com assinatura de atos e acordos de cooperação. Esses acordos ainda estão em diálogo, mas já existe uma lista de possibilidades, como explicou o diretor do Departamento de América do Sul, do Itamaraty, João Queiroz.  

"Há uma previsão de que podem ser firmados memorandos de entendimentos sobre combate ao tráfico de pessoas, sobre direitos humanos, cooperação cultural, cooperação entre as bibliotecas nacionais dos dois países, sobre desenvolvimento agrário, cooperação policial, ajustes ou instrumentos em temas como gestão de território, empreendedorismo, tema como combate a fome e cartografia. Então esse é um pouco do que a gente espera para poder ter assinado durante a visita". 

O representante do Itamaraty também disse que, no encontro, não está descartada a possibilidade de conversarem sobre o processo eleitoral na Venezuela, já que os dois países se posicionam abertamente sobre o tema. 

Lula também participa, nesta quarta, do fórum empresarial, entre os dois países. Na pauta, assuntos como reindustrialização, infraestrutura e segurança alimentar. E o debate sobre a possível criação de um conselho empresarial entre Brasil e Colômbia.  

A previsão é que Lula volte a Brasília, após os eventos do dia, na noite desta quarta-feira.  

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Córrego transborda e invade casas em Porto Alegre

A chuva forte desta quinta-feira (24) fez arroios transbordarem e alagarem bairros da zona sul de Porto Alegre. 

Baixar arquivo
Economia

Como fazer a declaração de alguém que morreu em 2023?

A morte de um ente querido gera, além de dor e luto nas pessoas próximas, entraves burocráticos. No caso do Imposto de Renda, por exemplo, é preciso que se realize a chamada declaração de espólio, como se chamam os bens deixados por alguém que morreu.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pela poesia Preto Téo desabafa dores e vivências da identidade trans

Ouça p podcast TRANSformando as Artes. Foi no Cursinho Popular Transformação, um preparatório para o vestibular voltado para pessoas trans, que Teodoro Martins, mais conhecido como Preto Téo, descobriu que os textos que ele chamava apenas de desabafos eram poesia, eram arte. Em 2016, junto com outros escritores, estreou na Antologia 30 Poetas Trans, Travestis e Não Binários.

Baixar arquivo
Geral

Com volta das chuvas, bairros voltam a alagar em Porto Alegre

De acordo com o Departamento Municipal de Águas e Esgoto, as estações de bombeamento dessas áreas não funcionaram plenamente, por isso a água permaneceu nesses locais.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul é o estado com mais idosos no Brasil

O estado tem apenas dois abrigos voltados para acolhimento de pessoas com mais de 60 afestadas pelas enchentes

Baixar arquivo
Geral

Governo do RS tem dez dias para explicar mudanças em código ambiental

O prazo foi dado pelo ministro do STF, Edson Fachin, que julga ação apresentada pelo Partido Verde, questionando alterações feitas pelo governo e pela Assembleia Legislativa do estado. De acordo com o PV, as mudanças no código tornaram as regras ambientais mais flexíveis. 

Baixar arquivo