Movimentos Sociais apresentam demandas para o presidente Lula

Reunião foi na Granja do Torto, em Brasília, na presença de ministros

Publicado em 06/04/2024 - 16:22 Por Sayonara Moreno - Brasília

Integrantes de diversos segmentos sociais foram recebidos pelo presidente Lula, neste sábado, para uma avaliação ampla do governo, desde o início deste terceiro mandato. O encontro foi em uma das residências oficiais, a Granja do Torto, em Brasília.

Ministros do governo também estiveram presentes — entre eles, o da Secretaria-Geral da presidência, Márcio Macêdo. Segundo ele, esse foi o primeiro de uma série de encontros do tipo que Lula quer fazer ao longo do ano. Macêdo também disse que, além de avaliar o governo, foram levantadas as demandas de cada setor, incluindo as de setores religiosos.

Participaram da reunião integrantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE); de entidades trabalhistas, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP); e de movimentos religiosos, como os Evangélicos pela Democracia e os Católicos pela Democracia.

Márcio Macêdo também destacou que a Petrobras foi outro tema da conversa, mas disse que não foram tratados temas ligados a mudanças ou conflitos na estatal. Além disso, disse que vai tratar pessoalmente de outro assunto mencionado no encontro: o acesso à reforma de casas de quem mora no meio rural.

Após o encontro, o ministro da Secretaria-Geral disse que Lula escutou as demandas “com paciência” e que está “tranquilo” sobre “o que precisa ser feito no país”.

Edição: Daniel Ito Isaia / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo