Dívidas prejudicam países em desenvolvimento, diz Lula

Ele falou durante encontro com o presidente de Benin

Publicado em 23/05/2024 - 16:18 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Enquanto o Brasil está presidindo o G-20 este ano, o presidente Lula voltou a dizer que as dívidas prejudicam o crescimento de alguns países em desenvolvimento. Segundo Lula, essa preocupação vai ser assunto nos encontros do bloco, composto pelas maiores economias do mundo. 

A declaração fez parte do discurso dado pelo presidente brasileiro, que recebeu o presidente de Benin, país africano, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro ocorreu às vésperas do Dia da África, celebrado no próximo sábado. 

Lula também voltou a mencionar o Conselho de Segurança da ONU, e classificou como “anomalia” a ausência de países latinos e africanos em cadeiras permanentes do colegiado. 

Lula ainda defendeu que os países latinos e africanos participem do debate sobre o uso de inteligência artificial e que haja um “modelo de governança” que minimize os riscos dessa tecnologia e que “facilite o acesso do Sul Global a esses benefícios”.

Durante o discurso, o presidente Lula convocou os países do continente africano para somar forças na luta contra a fome no mundo, e na transição energética, de acordo com a realidade de cada nação.

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa autoriza doação excepcional de medicamentos para o RS

Envios serão feitos para as secretarias de saúde do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos atingidos por enchentes. Ouça quem pode e como doar.

Baixar arquivo
Esportes

Além dos tapetes: Rio tem festival de corridas no Corpus Christi

A 22ª Maratona do Rio 2024 bateu recorde de inscritos este ano, com 45 mil atletas em três dias de prova. O evento será aberto às 16h.

Baixar arquivo
Geral

Sul do país terá fim de semana seco após ventania e chuvas

Após ventania e chuvas, o tempo deve ficar seco no sul do país neste fim de semana prolongado.  Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o frio deve continuar em boa parte do Rio Grande do Sul com as temperaturas entre 11 e 18 graus,  na capital porto alegre. 

Baixar arquivo
Saúde

Crianças são maioria das internações por doenças respiratórias no RJ

Crianças de até 4 anos de idade são maioria entre as internações por síndromes respiratórias agudas graves, no Rio de Janeiro. Dos 836 casos verificados no estado, 497 estão nesta faixa etária, o que corresponde a 60%.

Baixar arquivo
Geral

Cinemateca realiza recuperação inédita de filmes históricos

Um fato inédito na história da Cinemateca Brasileira se concretizou esta semana. Pela primeira vez, a instituição recuperou, catalogou e digitalizou, através do projeto Viva Cinemateca, mais de 1.700 filmes brasileiros produzidos entre os anos 1900 e 1950.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pra onde vão as pessoas em situação de rua após fim de abrigos no RS?

Crise climática complica situação que já era precária para cerca de 4 mil pessoas que viviam nessa condição em Porto Alegre.

Baixar arquivo