Lula quer vetar nova taxa para compra internacional de até US$ 50
Depois que a Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto de lei que cobra impostos de compras do exterior, o presidente Lula já adiantou que, se aprovada, pode vetar a medida.
A declaração foi nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo Lula, o assunto pode ser debatido, mas ele quer acabar com essas taxas.
Um dos trechos do PL chamado Mover prevê a taxação das compras internacionais de até US$ 50. E, se for aprovado, é o ponto que o presidente Lula sinalizou que deve vetar.
Por outro lado, os setores do varejo e da indústria no Brasil pedem aos parlamentares que seja cobrado o imposto nas importações por pessoas físicas, como forma de manter a concorrência nos preços.
Nessa quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad declarou que é preciso haver um acordo entre os três poderes e que é legítima a preocupação do comércio brasileiro.
Segundo ele, grandes empresas importam produtos sem pagar taxas e acabam lucrando sem que o país arrecade com os impostos.