Governo e servidores da educação federal fazem nova negociação

Encontro será a sexta tentativa de acordo por reajuste salarial

Publicado em 11/06/2024 - 15:57 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta terça-feira (11) tem mais uma rodada de negociações entre o governo federal e os servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino. O sexto encontro com as entidades que representam a categoria com os representantes do governo está previsto para 16h, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.  

Lembrando que os servidores da educação, incluindo os professores, decretaram greve em quinze de abril, há quase dois meses. Ontem, ao anunciar o investimento de mais de cinco bilhões para universidades e institutos federais, o Presidente Lula defendeu o fim da greve e considerou aceitável a proposta do governo.  

A categoria pede reestruturação da carreira e reajuste salarial. A última proposta do governo foi rejeitada porque não traz aumento para 2024. Na avaliação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a proposta não motiva o fim da greve. É o que disse o coordenador geral da entidade, David Lobão.  

O MGI informou que a proposta feita aos servidores técnico-administrativos oferece um reajuste de 9% no ano que vem, e 5% em 2025, sem aumento para este ano. A pasta cita, ainda, um auxílio alimentação de R$ 1 mil para todos os servidores. Há três semanas, quando foi realizada a rodada anterior com os técnico-administrativos, o ministério informou que “essas eram as propostas finais”. 

A nova rodada de negociações com os professores federais está prevista para a próxima sexta-feira. A entidade que representa a categoria, o ANDES, informou que a greve “segue forte”, com mais de sessenta instituições paralisadas, e que “busca a negociação efetiva, com respostas às demandas no dia 14." 

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

História Hoje: inauguração do Canal de São Lourenço em 1959

 O projeto de navegação é dos anos 50 e foi inaugurado oficialmente, em 26 de junho de 1959, pela Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e pelo Presidente norte-americano Dwight David Eisenhower.

Baixar arquivo
Geral

Pacheco discorda de decisão do STF sobre descriminalização da maconha

O Supremo decidiu que portar maconha para uso pessoal no Brasil não pode ser considerado crime. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a decisão trata de uma invasão da competência técnica da Anvisa e, também, da competência do Legislativo.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

E vamos começar com mais uma rodada da Série B do campeonato Brasileiro de futebol.  América Mineiro e Avaí empataram em 1 a 1. Mirassol e Santos empataram em 0 a 0. A Ponte Preta venceu o Ceará por 3 a 1. E o Amazonas bateu o Coritiba por 1 a 0. 

Baixar arquivo
Geral

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Com a medida, o porte de maconha passa a ser conduta tipificada como ilícito administrativo e não penal, deixando, portanto, de ter consequências como, por exemplo, ficha de antecedentes criminais.

Baixar arquivo
Geral

Passageiros indisciplinados podem perder o direito de voar por um ano

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, vai abrir consulta pública para ouvir a sociedade sobre regras mais rigorosas para a indisciplina a bordo. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros e tripulantes.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: No Quênia, cinco morrem, ao tentar invadir parlamento

Além dos cinco mortos confirmados, há dezenas de feridos. Os manifestantes se opunham a um projeto que aumenta impostos e acabou aprovado.

Baixar arquivo