logo Radioagência Nacional
Política

Luiza Erundina deixa UTI, mas segue internada em Brasília

Deputada passou mal em debate pela identificação de espaços de tortura
Baixar
Joana Côrtes
08/06/2024 - 13:23
São Paulo
Brasília (DF) 24/04/2024 – O Ministério das Mulheres divulga o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2024, em solenidade no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O documento traz uma compilação descritiva e analítica de dados a partir de 2020, referentes ao perfil demográfico e socioeconômico das brasileiras. Ao todo, são sete eixos temáticos: Estrutura Demográfica; Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho; Educação; Saúde Integral, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Mulheres em espaços de poder e decisão; e Mulheres no Esporte. Na foto a deputada federal, Luiza Erundina.   Foto: Jose Cruz/ Agência Brasil
© Jose Cruz/ Agência Brasil

A deputada federal Luiza Erundina, do PSOL de São Paulo, deixou nesta sexta-feira (7) a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde segue internada.

Aos 89 anos, Erundina estava em observação na UTI desde a última quarta-feira, após se sentir mal durante o debate de um projeto de lei na Câmara dos Deputados. Já instalada em um quarto comum, a deputada recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Erundina passou mal enquanto participava de um debate acirrado na sessão que analisava o projeto que obriga o Estado brasileiro a identificar publicamente os lugares onde ocorriam torturas e outras repressões durante a ditadura militar. A parlamentar é relatora da matéria e defende a sua aprovação. As atividades previstas para aqueles dia na Câmara foram suspensas pouco depois.

Ex-prefeita de São Paulo, Erundina está em seu sexto mandato como deputada federal. Sua carreira política é marcada pela luta pela verdade sobre a ditadura, e por pautas relacionadas aos direitos humanos e à comunicação.

x