Conselho de Ética ouve testemunhas no processo contra Chiquinho Brazão

O parlamentar é um dos acusados do assassinato de Marielle Franco

Publicado em 09/07/2024 - 21:26 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados ouviu nesta terça-feira (9) testemunhas no processo que pede a cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro. O parlamentar é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. 

O deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ), foi o primeiro a falar, indicado pela relatora do processo, a deputada Jack Rocha (PT-ES).

Motta, que era colega de bancada da vereadora, na Câmara de Vereadores do Rio, afirmou que Marielle tinha um mandato que olhava para as questões da legislação urbanística da cidade. A investigação da Polícia Federal apontou que a principal motivação do assassinato da parlamentar envolve a disputa em torno da regularização de territórios de interesse das milícias no Rio de Janeiro.

A defesa de Chiquinho Brazão listou oito testemunhas no processo. Mas apenas Marcos Rodrigues Martins, assessor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, esteve presente.

O assessor participou  de forma remota da sessão e afirmou que Chiquinho Brazão nunca fez nenhuma crítica em relação à atuação da bancada do Psol na Câmara relacionada aos projetos de regularização fundiária. Marcos Rodrigues Martins também negou que houvesse qualquer influência ou pressão externa para mudanças nas propostas.

A defesa de Chiquinho Brazão disse que vai pedir a substituição das testemunhas que declinaram do convite para prestar depoimento. O deputado participou da sessão por videoconferência. Ele está preso desde março e nega as acusações.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Trump é retirado de comício após tiros; Lula repudia atentado

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi retirado de um comício com sangue na orelha após sons de tiros. Ele participava de um comício no estado da Pensilvânia. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa encontra níveis elevados de álcool em pães de forma

Levantamento feito pela Proteste mostrou índices elevados em seis produtos de três marcas. Uso indevido de antimofos pode explicar teor alcoólico

 

Baixar arquivo
Geral

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa no domingo

Última edição aconteceu há 8 anos. O evento tem como tema o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”

Baixar arquivo
Geral

RS: Governo Federal apura fraudes em mais de 300 mil benefícios

Prefeituras gaúchas devem enviar nome e CPF dos integrantes da família e o endereço. Municípios também deve indicar as áreas que foram afetadas pelas chuvas. Tem direito ao Auxílio Reconstrução, as famílias de regiões afetadas pelas enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Meteoro ilumina noite no Piauí

Moradores de várias cidades divulgaram imagens do fenômeno na internet. O clarão forte fez a noite parecer dia

Baixar arquivo
Geral

Enchentes causam queda histórica na produção industrial gaúcha

A indústria gaúcha registrou a maior queda da série histórica do IBGE. De abril a maio, o recuo foi de 26,2%, enquanto a indústria brasileira teve uma queda média de 0,9%.

Baixar arquivo