logo Radioagência Nacional
Política

G20: ministros das Finanças debatem taxação de super ricos

Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional
26/07/2024 - 21:58
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro(RJ), 25/07/2024 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad fala durante 3ª Reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, no Hotel Windsor Barra. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A 3ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, no Rio de Janeiro, se encerrou nesta sexta-feira com compromisso dos países em trabalhar para alcançar sistemas tributários mais transparentes e justos, que inclui a taxação de super ricos. Esse foi um dos pontos  principais da Declaração de Consenso, divulgada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo Haddad, a inclusão do tema da tributação dos ultra ricos é o início de um processo e o fato dele constar nessa declaração já foi um grande passo.

Em coletiva de imprensa, Haddad afirmou que os países já estão caminhando para fechar um acordo, por meio da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em torno da tributação global para multinacionais. Mas, segundo ele, se esse pacto coletivo  não for concretizado em breve, os países devem adotar providências individualmente, a exemplo do que já aconteceu na Espanha e Itália.

A declaração elaborada pelos 20 ministros dos países do G20 também traz compromisso com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada nesta semana, centralidade do combate às desigualdades, mobilização global contra a mudança do clima, incluindo reformas para ampliação do financiamento, reformas para tornar os bancos multilaterais de desenvolvimento maiores e mais eficazes, entre outros temas.

x