Governo apresenta política nacional de cuidados ao Congresso

De acordo com Ipea mulheres negras são maioria no trabalho de cuidados

Publicado em 03/07/2024 - 07:30 Por Géssio Passos - Brasília

Mais de 47 milhões de pessoas no Brasil se dedicam ao trabalho de cuidar de alguém. Segundo o Ipea, 78% desse grupo, que pode ser remunerado ou não, são de mulheres, e 55% delas são mulheres negras.

Essa foi a trajetória da paraibana Chirlene Brito, que aos 14 anos foi colocada como “empregada doméstica em uma casa em Campina Grande. Chirlene tinha ordens de lavar louças, arrumar a casa e ainda cuidar de outra criança. Em troca, recebia cadernos velhos e lápis usados para tentar concluir um sonho: estudar. Mas teve que largar os estudos.

Hoje, aos 40 anos, Chirlene ainda batalha como diarista e integra a direção da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Ela aguarda, ansiosa, por uma lei que pode mudar essa realidade: o projeto Política Nacional de Cuidados, que o governo apresentará ao Congresso nesta quarta-feira.

Esse projeto de lei prevê políticas públicas e garantia de direitos para quem passa a vida servindo outras pessoas, de forma remunerada ou não.

A Política Nacional de Cuidados busca garantir o acesso ao serviço de qualidade para quem dele necessita, o trabalho decente para trabalhadoras e trabalhadores remunerados e a redução da sobrecarga de trabalho para quem cuida, de forma não remunerada, especialmente as mulheres .

Para Chirlene Brito, da Fenatrad, que hoje trabalha como diarista, a luta deve ser para impedir o crescimento do  “trabalho escravo doméstico”, no país, remunerado ou não.

A proposta apresentada pelo presidente Lula nesta terça-feira, que envolveu mais de 20 ministérios,  busca uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados. O projeto da Política Nacional de Cuidados ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para começar a valer.

*Com informações de Luiz Claudio Ferreira, da Agência Brasil

Edição: Roberto Piza / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Economia

Pix bate recorde e supera 227 milhões de transações em um dia

O recorde anterior foi em 5 de julho deste ano, quando ocorreram de 224 milhões de transações.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva projeção da Selic para 11,25% em 2024

A projeção de inflação subiu novamente, agora, para 4,30% neste ano, cada vez mais próxima da margem de tolerância da meta, 4,5%. Já o PIB deve crescer 2,68% neste ano

Baixar arquivo
Geral

Eleitores com transferência temporária podem verificar onde vão votar

Eleitores que solicitaram a transferência temporária do local de votação já podem consultar onde vão votar nas eleições municipais por meio do aplicativo e-título ou no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Geral

Justiça eleitoral sugere atualizar e-Título antes das eleições

A última atualização do aplicativo, no dia 1º de setembro, trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de ajustes na melhoria de desempenho.  

Baixar arquivo
Política

Prazo para envio de contas eleitorais parciais vai até 13 de setembro

A prestação de contas parciais deve conter informações sobre os recursos arrecadados e os gastos eleitorais realizados até 8 de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio destrói 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros

As queimadas continuam a atingir o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Nesta segunda-feira, um helicóptero chega para fazer o transporte das equipes para as linhas de fogo, que já consumiu 10 mil hectares de cerrado.

Baixar arquivo