Governo lança plano de enfrentamento ao contrabando de migrantes

Migrar irregularmente não é crime, mas lucrar com isso, sim

Publicado em 02/07/2024 - 15:16 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Enfrentar o contrabando de migrantes que chegam ao país é o objetivo do 1º Plano de Ação em Enfrentamento ao Contrabando de Migrantes, lançado nesta terça-feira (2) no Palácio da Justiça, em Brasília.

O documento foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. E tem o apoio da Agência da ONU para as Migrações, por meio do Programa Eurofront, financiado pela União Europeia.

No Brasil, a migração irregular não é crime, mas promovê-la com o intuito de conseguir lucro tem punições legais. Já o tráfico de pessoas é considerado umas das formas mais graves de violação dos direitos humanos, e atinge milhares de vítimas.

A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça, Marina Bernardes, explicou que o plano quer promover melhor coordenação entre os setores que vão atuar nessa situação. E que os moldes serão os mesmos da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Segundo a coordenadora, a situação do contrabando de migrantes no país começou a ser estudada em profundidade em janeiro de 2023.

Outros órgãos participam do Plano, como as polícias Federal e Rodoviária Federal; os ministérios da Relações Exteriores, das Mulheres e dos Direitos Humanos e Cidadania; e as agências de Inteligência e de Transportes Terrestres; entre outros. Também participam representantes de organismos internacionais e da sociedade civil.

Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

P20 debate ampliação feminina em espaços de decisão

Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, encontro internacional legislativo dos países-membros do G20, acontece em Maceió, Alagoas. O debate faz parte dos temas prioritários do G20, sob presidência brasileira.

Baixar arquivo
Política

Prefeitos gaúchos pedem apoio do governo contra queda de arrecadação

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 700 gestores estão em Brasília para a Marcha dos Prefeitos. Pelo menos metade é do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

ANPD suspende uso de dados dos usuários para treinar IA

A medida da Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi adotada depois que entrou em vigor, em 26 de junho, uma nova política de privacidade da Meta, empresa que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, autorizando o uso de conteúdos publicados pelos usuários para o treinamento de inteligência artificial. A empresa afirma estar "desapontada" com a decisão. 

Baixar arquivo
Geral

RS: Defesa Civil faz novas visitas para checar se auxílios são devidos

Técnicos federais percorrem mais 28 cidades do Rio Grande do Sul para verificar se cadastrados foram realmente atingidos pelas inundações. As regiões indicaram inconsistências por imagem de satélite.

Baixar arquivo
Geral

RS: equipe do Arquivo Nacional auxilia na recuperação de documentos

Especialistas estão visitando os locais que foram atingidos pelas enchentes. De acordo com os técnicos, alguns documentos terão que ser descartados. No entanto, muitos ainda podem ser recuperados.

Baixar arquivo
Geral

RS: 17 mil empresas cadastraram empregados pra receber auxílio federal

A iniciativa vai pagar dois salários mínimos – R$ 1.412 –, um agora em julho e outro em agosto. O prazo para cadastro vai até dia 12 deste mês.

Baixar arquivo