Lula sanciona projetos que beneficiam estudantes e o meio ambiente

Publicado em 17/07/2024 - 22:10 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula sancionou, nesta quarta-feira, um projeto de lei que permite a prorrogação de prazos para conclusão de cursos de graduação e pós graduação para estudantes que tiveram filho ou adotaram crianças, além da ampliação da vigência das bolsas de estudos nesses casos.

A ampliação dos prazos em pelo menos 180 dias vale para conclusão de disciplinas e trabalhos finais. Os estudantes também poderão ter esse benefício em caso de internação hospitalar de filhos em prazo superior a 30 dias.

Outro projeto sancionado pelo presidente da República modifica a Política Nacional de Educação Ambiental, dando atenção as mudanças do clima, proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais.

Esses temas devem ser inseridos em projetos pedagógicos da educação básica e superior, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, além de sensibilização de toda sociedade.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Caso Marielle: Lessa diz que aceitou assassinar vereadora por ganância

Em depoimento no STF, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Chiquinho e Domingos Brazão, réus acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco, são "pessoas de alta periculosidade".

Baixar arquivo
Justiça

Flávio Dino dá 15 dias para governo se mobilizar e combater incêndios

O ministro do STF também determinou a intimação dos ministros da Defesa, Justiça e Meio Ambiente e indicou que eles podem propor ao presidente Lula a abertura de créditos extraordinário para o custeio das ações.

Baixar arquivo
Internacional

Com a seca severa a Namíbia vai abater mais 700 animais selvagens

Namíbia: Na Namíbia, o governo anunciou que vai abater mais de 700 animais selvagens para alimentar a população, que sofre com a seca severa. Entre os animais que serão mortos, estão 83 elefantes, 30 hipopótamos, 60 búfalos e 300 zebras.

Baixar arquivo
Esportes

Abertura da Paralimpíada de Paris será na avenida Champs-Elysées

A delegação brasileira tem 280 atletas. Gabriel Araújo (natação) e Beth Gomes (atletismo) serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura. O evento começa às 15h desta quarta-feira. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Com estímulos musicais, crianças se motivam e cometem menos erros

A conclusão é de um estudo da UFMG, com jovens de dez a 12 anos, com e sem o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. O experimento mostrou que, durante teste de atenção, a música não interferiu na velocidade de resposta, mas diminuiu a quantidade de erros cometidos.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: número de eleitores de 16 e 17 anos cresce 78%

Agora são mais de 1,5 milhões de eleitores nessa faixa etária, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No Brasil, os jovens menores de 18 anos não têm a obrigação de votar.

Baixar arquivo