logo Radioagência Nacional
Política

Barroso rejeita pedido de derrubar decisão sobre emendas PIX

Presidente do STF diz que não há justificativa plausível para pedido
Baixar
Priscilla Mazennoti, repórter da Rádio Nacional
16/08/2024 - 10:06
Brasília
Brasília (DF), 07.08.2024 - Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, durante evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha. Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, negou nesta madrugada pedido do Congresso para derrubar decisão do ministro Flávio Dino de barrar as chamadas emendas PIX.

Ao negar o pedido, feito pelas mesas da Câmara e do Senado e por diversos partidos políticos, Barroso entendeu que nenhum tribunal é hierarquicamente superior ao STF e que, não há hierarquia entre seus membros ou órgãos. Além disso, Barroso argumentou que cabe a presidência do STF suspender decisão de um ministro não é justificada, principalmente porque o assunto já está em julgamento pelo plenário virtual.

Na quarta-feira, Flávio Dino concedeu liminar suspendendo as emendas PIX, que são aquelas individuais, impositivas e pagas diretamente e sem a necessidade de indicação do programa ou convênio.

Alegou falta de transparência e rastreabilidade. Por ser liminar, cabe agora ao plenário virtual decidir.  Nesse julgamento, pelo menos quatro ministros já votaram acompanhando o relator: André Mendonça, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. 

x