Lula reforça papel do Brasil na integração da América do Sul

Publicado em 14/08/2024 - 15:57 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A atuação individual de cada país da América do Sul não vai fazer com que eles deixem de ser pequenos. É o que disse, nesta quarta-feira (14), o presidente Lula, durante um evento sobre integração, para empresários da indústria.  

“Nós precisamos assumir a responsabilidade de definir a América do Sul que queremos. O diálogo e a negociação são fundamentais para a estabilidade política. Nós temos grandeza, inteligência, histórico e o Brasil tem que ser o carro-chefe da integração da América do Sul. Nós não queremos ter um comportamento hegemônico, nós queremos construir parcerias”.

A declaração foi durante o evento promovido pela revista Carta Capital, na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. Lula foi convidado a falar sobre a integração do Brasil com países da América Latina.  

Durante uma hora, o presidente Lula também mencionou as relações do Brasil com nações de outros continentes. Ele, inclusive, adiantou que vai fazer uma reunião ainda este ano, logo após o G20, para discutir uma parceria estratégica com a China, mas que quer também os Estados Unidos ao lado do nosso país.   

Outro assunto que tem a ver com parcerias internacionais é a relação entre os blocos econômicos Mercosul e União Europeia. Lula voltou a dizer que agora cabe ao bloco europeu fechar acordo com o nosso bloco, e resolver os pontos de discordância da França.   

“Quero lembrar vocês que nós estamos prontos para firmar o acordo Mercosul União Europeia. Agora depende da União Europeia, porque nós aqui já decidimos o que queremos e já comunicamos eles”.

O presidente Lula disse também que tem aproveitado todas as chances de se reunir em parcerias com os países e blocos econômicos do mundo. Segundo ele, o Brasil não vai perder nenhuma oportunidade de ser protagonista no mundo da política e do crescimento econômico.   

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

No Rio, obras de revitalização do Edifício A Noite começam em novembro

As obras de revitalização do Edifício A Noite, no Centro do Rio, devem começar em novembro.

Baixar arquivo
Geral

Macaé Evaristo se despede do cargo de deputada para assumir ministério

Em sessão na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, Macaé agradeceu aos colegas de parlamento, e falou das prioridades na pasta dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Justiça

Em audiência, Flávio Dino diz que há uma pandemia de incêndios no país

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira, que o governo federal convoque mais bombeiros militares e homens da Força Nacional para auxiliar o combate imediato de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Baixar arquivo
Política

CCJ discute anistia aos presos do 8 de janeiro

O projeto pede anistia a todos que participaram dos atos com motivação política e eleitoral, além daqueles que financiaram as ações contra a eleição de Lula.

Baixar arquivo
Geral

Trânsito: dos 30 mil proprietários de motocicletas, 17 mil não têm CNH

Levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito mostra que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra cinco mil focos de incêndios só nas últimas 24 horas

Cerrado ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos entre esta segunda (9) e terça-feira. Qualidade do ar tem ficado insalubre em várias cidades brasileiras. Na região amazônica, a fumaça tem chegado à comunidades indígenas. 

Baixar arquivo