logo Radioagência Nacional
Política

Mais de 240 mil candidatos negros disputam eleições em 2024

PEC pode impactar verba de campanhas de candidatos negros
Baixar
Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional
21/08/2024 - 14:39
Rio de Janeiro

TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica
© Antonio Augusto/Ascom/TSE

Este ano, a Justiça Eleitoral registrou 240.587 postulantes que se classificam como negros, o que representa 52,7% do total. Em 2016 e 2020, o número ficou abaixo dos 50%.

Para Thales Vieira, codiretor-executivo do Observatório da Branquitude, apesar do avanço na representatividade, os dados precisam ser observados com cautela.

Thales Vieira ressalta que, se promulgada, a Proposta de Emenda Constitucional que determina a aplicação de 30% dos recursos públicos para campanhas eleitorais nas candidaturas de pessoas negras pode levar a uma redução da verba destinada a essas candidaturas.

Até as últimas eleições, os partidos eram obrigados a repassar recursos a pretos e pardos de forma proporcional. Ou seja, se eles representassem 40% do número total de candidatos, receberiam 40% da verba destinada à eleição.

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, este ano, a sigla com maior percentual de candidaturas negras é o PCdoB. Já o Novo tem o maior percentual de mulheres não negras candidatas e o PL lidera a taxa de homens não negros candidatos.

Os percentuais de cada agremiação podem ser encontrados no portal do TSE.

x