Relatório aponta 170 casos de violência política contra mulheres

Os casos ocorreram durante exercício dos mandatos

Publicado em 28/08/2024 - 19:43 Por Sara Barreto - estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

Há três anos, o Brasil tornava a violência política de gênero crime. Entre 2021 e 2023, apenas duas condenações pelo crime foram sentenciadas, e nenhuma delas transitada em julgado, ou seja, com decisão judicial definitiva.

Os dados são do Observatório Nacional da Mulher da Política da Câmara dos Deputados, do Instituto Alziras e da Agência Francesa de Desenvolvimento, que lançaram, na terça-feira (27), o Relatório Monitor da Violência Política de Gênero e Raça, em seminário.  

A violência política é a agressão física, psicológica, econômica ou sexual contra a mulher, com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.

Segundo a deputada professora Luciene Cavalcante (Psol/SP), que estava presente no seminário, a violência política de gênero pode ser identificada em diversos contextos e o combate é um desafio. Ela ainda lembrou o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018.

No relatório, constam mais de 170 casos monitorados pelo grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero, criado pela Procuradoria Geral Eleitoral do Ministério Público Federal. Todos eles foram de mulheres em exercício de mandato e apenas 12 foram convertidas em ação penal eleitoral referente ao crime de violência política, por meio de denúncias criminais feitas pelo Ministério Público.

Das 12 ações, oito permanecem em julgamento, duas estão suspensas condicionalmente e duas tiveram sentenças definidas.

Raquel Branquinho, procuradora-geral eleitoral do Ministério Público Federal, acredita que somente o aparato legislativo não vai conseguir combater a violência de gênero e raça.  

Ainda de acordo com o relatório, uma em cada quatro representações de violência política de gênero entre 2021 e 2023 foi arquivada ou encerrada.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Produção industrial brasileira recua 1,4% em julho, mostra IBGE

A principal influência negativa foi registrada em São Paulo, maior parque industrial do País e que responde por cerca de 33% do cálculo do setor.

Baixar arquivo
Geral

Caso Marielle: julgamento de Ronnie e Élcio é marcado para outubro

Marcado para o dia 30 de outubro o julgamentos dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Segurança

Efetivo da Força Nacional reforçará segurança pública no RJ

A Força Nacional vai ajudar no combate à violência pública no estado do Rio de Janeiro. A medida, assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está no Diário Oficial da União de hoje. A validade é de 90 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória por covid-19 aumentam em cinco estados

Recomendação é que idosos, crianças e pessoas com comorbidades estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo recebe sugestões para Política Nacional sobre Mudança do Clima

A plataforma digital do Brasil Participativo está recebendo propostas de como o Brasil pode enfrentar as mudanças climáticas e reduzir seus impactos.

Baixar arquivo
Geral

Pardal recebe mais de 1,2 mil denúncias de campanha irregular por dia

Faltam pouco mais de 20 dias para as eleições municipais e o aplicativo Pardal, que recebe denúncias de campanha irregular, já recebeu, desde que começou a funcionar, em meados de agosto, cerca de 34 mil queixas.

Baixar arquivo