Senado aprova PEC da Anistia, com renegociação de dívidas partidárias

Proposta reduz repasses obrigatórios a candidatos negros

Publicado em 15/08/2024 - 14:50 Por Priscilla Mazennoti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram 51 votos favoráveis no primeiro turno e 54 no segundo e, assim, o Senado aprovou a chamada PEC da Anistia, com as duas votações realizadas em sequência. A Proposta de Emenda à Constituição reduz a verba obrigatória que os partidos devem transferir aos candidatos pretos e pardos. Além disso, ela libera partidos das multas por descumprimento da cota racial e permite uma renegociação de dívidas tributárias das legendas.

Segundo o relator, senador Marcelo Castro, não se trata de uma anistia, mas sim de uma forma de refinanciamento dos pagamentos dos débitos dos partidos, já que o texto permite que os recursos que deixaram de ser usados em eleições passadas sejam aplicados em candidaturas negras nas quatro eleições seguintes à promulgação, a partir de 2026.

O texto já havia sido aprovado na Câmara e passou pela Comissão de Constituição e Justiça em regime de urgência antes de chegar ao plenário. Com a proposta aprovada, os partidos poderão parcelar os débitos tributários em até 180 meses e os previdenciários em até 60 meses, com perdão das multas e juros acumulados. A PEC também dispensa a necessidade de o candidato fornecer ao partido um recibo dos recursos recebidos.

A PEC segue agora para promulgação pelas mesas da Câmara e do Senado.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

História Hoje: primeiro jogo de futebol entre Brasil e Argentina

A primeira partida entre as duas seleções aconteceu, em 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires, Argentina. O jogo amistoso antecedeu a disputa da Copa Julio Roca realizada uma semana depois.

Baixar arquivo
Política

Crianças Sabidas mostra que pequenos participam e sabem o que querem

A segunda temporada do podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 chega ao fim com o segundo episódio bônus intitulado: Crianças Participando.

Baixar arquivo
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo