Taxação de grandes fortunas deve compor documento final do G20 Social

Publicado em 15/08/2024 - 20:50 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A proposta de taxação das grandes fortunas é um dos temas que devem compor o documento final da Cúpula do G20 Social. A afirmação é do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que esteve nesta quinta-feira (15) no Y20, o encontro de cúpula do Grupo de Engajamento de Juventude do G20 Social, no Rio de Janeiro. 

“Essa proposta da taxação das grandes fortunas que o Brasil colocou na discussão, já está presente no debate da sociedade civil organizada e nos grupos de engajamento. Ouso dizer que é uma das propostas que vai estar no documento final, fortalecendo a posição do governo brasileiro ou até melhorando, colocando outras variáveis que o governo ainda não tenha enxergado”.

A cúpula do G20 Social vai ocorrer em novembro, dias antes do encontro de cúpula dos Chefes de estado do maior fórum econômico de cooperação internacional. O documento final do G20 Social deve ser entregue ao presidente Lula para ser levado à reunião com os mandatários dos demais países do grupo. 

Entre outros temas importantes em discussão, o ministro Márcio Macedo também citou a reforma da governança mundial e as mudanças no mundo do trabalho.

“Tiveram mudanças significativas. Países que eram muito expressivos, geo e politicamente, deixaram de ser, e outros passaram a ter relevância. Então há uma necessidade de se discutir esse novo mundo do trabalho”.

O G20 Social funciona na prática como uma trilha a mais na estrutura do G20, que conta tradicionalmente com a trilha de finanças e a trilha geopolítica. Segundo o governo, a inclusão da “trilha social” foi uma inovação da presidência brasileira no G20. Em anos anteriores as atividades e debates dos grupos de engajamentos eram trabalhados à parte.

Desde o início do ano representantes dos movimentos populares e sociais e os líderes dos 13 grupos de engajamento já tiveram reuniões presenciais com o ministro Macêdo e os negociadores das trilhas “tradicionais”.

Na próxima terça-feira será realizado o encontro preparatório do G20 Social, que foi aberto para livre inscrição de movimentos sociais organizados ou qualquer cidadão que queira participar. Mais de duas mil pessoas já se inscreveram.

Mesas vão debater sobre os assuntos prioritários da presidência brasileira no G20: o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Goalball: seleção masculina conquista medalha de bronze em Paris

A equipe masculina não decepcionou, venceu a China por 5 a 3 e assegurou pela quarta edição seguida um lugar no pódio.

Baixar arquivo
Cultura

Fortificações e capela no Rio de Janeiro são tombadas pelo Iphan

O Rio de Janeiro conquistou o tombamento definitivo de mais dois importantes pontos turísticos do estado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Nordeste discute IA e modelos de negócios

Acadêmicos, pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais da tecnologia estão reunidos em Pernambuco para trocar experiências e explorar oportunidades de negócios em um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Baixar arquivo
Educação

Jogo virtual ajuda estudantes com desafios da gestão pública

Cidade em Jogo é uma ferramenta que estimula jovens a pensar sobre cidadania, tomada de decisão e prioridades na administração de uma cidade. 

Baixar arquivo
Geral

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Baixar arquivo
Economia

Sabatina de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro

Data foi definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso,  o economista deverá se reunir com senadores para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Baixar arquivo