O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou uma carta aberta, pedindo que os candidatos às eleições municipais deste ano assumam compromissos com os direitos de crianças e adolescentes. A organização destaca cinco áreas prioritárias, sendo a primeira o enfrentamento à violência.
Segundo o Unicef, nos últimos três anos, mais de 15 mil brasileiros de zero a 19 anos morreram de forma violenta no país.
Para Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, é preciso discutir o papel do município nesse processo.
Outro ponto de destaque é o da resiliência climática. De acordo com o documento, é urgente que os novos prefeitos e prefeitas se comprometam a enfrentar e lidar com as mudanças do clima, em parceria com as comunidades e com foco nas necessidades de meninos e meninas.
O documento também aborda temas como educação, saúde e proteção social.
Em entrevista ao Repórter Nacional, nesta segunda-feira, Volpi destacou a importância do planejamento e cumprimento de políticas públicas e garantia de direitos dos mais vulneráveis.
No site do Unicef, você encontra a íntegra do documento, da carta aberta aos candidatos e mais detalhes sobre cada eixo prioritário.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância é uma agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários, de desenvolvimento e ajuda para crianças em todo o mundo.