Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas

Publicado em 16/09/2024 - 18:53 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de candidatos indígenas nestas eleições aumentou 14,13%, na comparação com 2020, passando de 2.172 registros para 2.479. 

O crescimento de candidaturas de representanes dos povos originários foi o único registrado em 2024, em todas as regiões do país, entre candidatos brancos, pardos, pretos, amarelos e os que não informaram cor ou raça.

Os dados são do estudo Perfil do Poder – Eleições 2024, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc.

Ainda de acordo com o levantamento, o maior número proporcional de candidaturas de indígenas está no estado de Roraima, em que 7,10% do total de candidatos se declararam indígenas. Em 2020, Roraima já era o estado com a maior concentração de concorrentes indígenas, com 7,95%.

Em relação ao gênero dos candidatos indígenas, 63,25% são homens e 36,75%, são mulheres.

Já considerando as candidaturas ao poder Executivo, se analisados todos municípios do país, o número de indígenas que disputam prefeituras chega a 46, sendo seis mulheres e 40 homens. Já para o cargo de vice-prefeito são 63 candidatos, sendo 26 mulheres e 37 homens.

Segundo o Inesc, apesar do avanço no número de candidaturas indígenas, que reflete maior engajamento polÍtico dessas comunidades do país, a representatividade em cargos executivos ainda é limitada.

O Censo 2022 do IBGE apontou que quase 1,7 milhão de indígenas vivem no Brasil, que representam 0,83% da população total do país, composta por 266 povos indígenas. 

A maior parte deles vive na Amazônia Legal, região formada pelos estados da região Norte, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

*Com informações da Agência Brasil 

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta ação coordenada em incêndios no Distrito Federal

Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.

Baixar arquivo