Liga Pontos destaca que para melhorar a Educação é preciso planejar
Educação este é o tema do terceiro episódio do programete Liga Pontos. Como numa brincadeira vamos ligando os pontos para mostrar como a atuação dos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras são importantes para o dia a dia com mais qualidade de vida nas cidades.
Para começar vamos saber como está a Educação em Manaquiri, no Amazonas. O município teve a pior nota do IDEB em 2023, um índice mede a qualidade do aprendizado. É uma cidade com 17 mil habitantes, numa região com muitos ribeirinhos e grandes distâncias. E que neste momento tá sofrendo com mais uma seca histórica, que baixa o nível dos rios e dificulta a locomoção.
Lá os alunos ficam sujeitos as condições do tempo e na seca, como agora, o aluno falta porque não consegue chegar, e na cheia tem escola que alaga. E Manaquiri junta outros problemas que afetam a educação. Uma parte dos professores é contratada, e ainda por cima sem pagar o piso nacional do professor, definido em lei. E ainda tem falta de estrutura, os alunos não tem acesso a materiais atualizados.
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Educação, Tiago Bartholo destaca a falta de planos consistentes de candidatos a prefeito e gestões municipais, principalmente para o ensino fundamental.
"Em geral, os planos são muito rasos, por vezes, no nível municipal, inexistentes. Então, a gente tem falas muito superficiais, dizendo, olha, eu vou aumentar o salário do professor, ou, olha, eu vou fazer um investimento em construir novas escolas, ou, por vezes, o que aparece, olha, eu vou ampliar o tempo das crianças na escola. Então, aumentar o número de matrículas em tempo integral. Acho que, de novo, um ponto importante a se cobrar no ensino fundamental é se existe um diagnóstico sobre quais são os principais gargalos, vamos pensar os anos iniciais do ensino fundamental, esse prefeito, esse candidato a prefeito, ou atual gestão, tem um diagnóstico claro sobre quais são os principais gargalos hoje?"
Para saber se educação é uma preocupação do seu candidato, dá uma conferida no programa de governo dele. Todos tem que registrar suas promessas no site do Tribunal Superior Eleitoral. Na página você clica na sua região, estado, escolhe sua cidade e se quer olhar o programa dos prefeitos ou dos vereadores. Pronto, você mesmo pode ligar os pontos, agora.
O programete Liga Pontos é um produto original da Radioagência Nacional.
PROGRAMETE : ELEICÕES 2024 - EDUCAÇÃO
Vinheta de Abertura 🎶
SUA CIDADE, SEUS DIREITOS! ANTES DE VOTAR, LIGA OS PONTOS
SUMAIA: Você sabe que tem muito o que melhorar aí onde você vive. Mas sabe qual é papel da prefeitura, exatamente? E do vereador? Vamos lembrar da nossa infância e brincar de ligar os pontos para entender o que uma coisa tem a ver com outra?
Oi, eu sou Sumaia Villela, e hoje eu vou ligar o primeiro ponto da educação com o professor Júnior Amorim, que dá aula tem uns 20 anos em Manaquiri, no Amazonas.
Efeito sonoro - sinal de espera no telefone 🎶
SUMAIA: O município teve a pior nota do IDEB em 2023, um índice mede a qualidade do aprendizado. É uma cidade com 17 mil habitantes, numa região com muitos ribeirinhos e grandes distâncias. E que neste momento tá sofrendo com mais uma seca histórica, que baixa o nível dos rios e dificulta a locomoção.
Efeito sonoro - sinal de espera no telefone 🎶
SUMAIA: Alô, Júnior. E a seca, tá prejudicando os alunos aí em Manaquiri?
JÚNIOR: Fica com dificuldade os aluno pra chegar a escola né? Devido a situação que mora muito no Igarapé né? Com mais dificuldade pra chegar ao transporte né? E já estão faltando. Quando é na na época da enchente tem algumas escolas ...todas as escolas ficam alagadas num período de abril e maio, né? Aí os alunos perdem aula, né?
SUMAIA: Pois é. Na seca o aluno falta porque não consegue chegar, e na cheia tem escola que alaga. E Manaquiri junta outros problemas que afetam a educação. Uma parte dos professores é contratada, e o Junior me disse antes que a falta de planejamento leva a contratar os profissionais só lá para abril. E ainda por cima sem pagar o piso nacional do professor, definido em lei. E ainda tem falta de estrutura.
JÚNIOR: As escolas acumulam muitos alunos né? E não tem estrutura física pra trabalhar corretamente né? A informática não tem, está desativada porque os materiais já estão ultrapassadas, né? Falta de materiais pra imprimir, não tem tinta, né? Falta papel e às vezes o professor tira do seu bolso e começa a comprar pra dar o suporte na educação.
EFEITO SONORO - TELEFONE 🎶
SUMAIA: É, educação é uma área que é afetada de todo jeito. Tem problema dentro e fora da escola pra lidar.
Ah, e a gente procurou a prefeitura de Manaquiri por e-mail, whatsapp e ligação, mas não conseguimos retorno.
Mas vamos ligar os pontos agora. Pela Constituição Federal, os municípios atuam no ensino fundamental e na educação infantil, que inclui pré-escola e creche. E precisam usar 25% do que arrecadam em educação.
Claro que isso significa uma diferença enorme de recursos entre municípios ricos e pobres. Porque o Brasil é, afinal de contas, desigual também entre regiões. Mas não é só questão de ter dinheiro.
Quem nos ajuda a completar esse desenho é o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tiago Bartholo. Ele destaca a falta de planos consistentes de candidatos a prefeito e gestões municipais, principalmente para o ensino fundamental.
TIAGO: Em geral, os planos são muito rasos, por vezes, no nível municipal, inexistentes. Então, a gente tem falas muito superficiais, dizendo, olha, eu vou aumentar o salário do professor, ou, olha, eu vou fazer um investimento em construir novas escolas, ou, por vezes, o que aparece, olha, eu vou ampliar o tempo das crianças na escola. Então, aumentar o número de matrículas em tempo integral. Acho que, de novo, um ponto importante a se cobrar no ensino fundamental é se existe um diagnóstico sobre quais são os principais gargalos, vamos pensar os anos iniciais do ensino fundamental, esse prefeito, esse candidato a prefeito, ou atual gestão, tem um diagnóstico claro sobre quais são os principais gargalos hoje?
SUMAIA: E o vereador, Tiago?
TIAGO: Ponto fundamental. O seu vereador fiscaliza, né, se o mínimo está sendo gasto em educação, minimamente a qualidade desse gasto? E o vereador pode ir diretamente nas populações, fazer audiências públicas e relatar esses problemas e essas dificuldades.
SUMAIA: E em casos como Manaquiri, que juntam muitos problemas ao mesmo tempo, qual deve ser a prioridade do candidato? Por onde começar?
TIAGO: Acho que vários desses exemplos que você foi dando, né, dentro desse município em específico, eles impedem a continuidade daquele ano letivo. Então, eu diria que, de cara, numa situação extrema como essa, é assim, olha, as crianças estão conseguindo ir para a escola? Se a criança não está na escola, é difícil a gente imaginar que isso não vai ter um impacto brutal nelas no aprendizado. Basta ver a situação terrível que a gente viveu em pandemia, que a gente viu que todos os indicadores educacionais ao redor do mundo caíram. Então, a primeira coisa é garantir que essas crianças estejam na escola. Uma vez que elas estejam na escola, eu acho que é tentar garantir condições mínimas para aquele profissional que vai estar lá trabalhando junto com as crianças, para que ele consiga ofertar a melhor aula possível.
Pois é, outra questão importante para o Tiago é olhar para o professor. Afinal, a escola pode estar toda nos trinques. Se não tem um bom professor, de que adianta?
TIAGO: Uma pergunta que todo mundo tem que se fazer no Brasil é assim, quem é que quer ser professor hoje, mas principalmente quem é que vai querer ser professor daqui a cinco ou dez anos? Acho que salário é, sim, muito importante, mas não é só isso. Se você tem escolas cada vez mais sucateadas, espaços em que esses profissionais vão trabalhar, que são cada vez menos atraentes, porque tem uma infraestrutura ruim, eu acho que a gente deveria seriamente se perguntar que tipo de profissional a gente vai recrutar ao longo dos próximos anos para essa tarefa que é tão complexa e importante.
Efeito sonoro - clique
SUMAIA: Para saber se educação é uma preocupação do seu candidato, dá uma conferida no programa de governo dele. Todos tem que registrar suas promessas no site do Tribunal Superior Eleitoral: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/. Na página você clica na sua região, estado, escolhe sua cidade e se quer olhar o programa dos prefeitos ou dos vereadores. Pronto, você mesmo pode ligar os pontos, agora.
Vinheta de encerramento 🎶
Sobe som 🎶
Reportagem, redação e roteiro | Eliane Gonçalves e Sumaia Vilella |
Edição | Beatriz Arcoverde |
Produção | Patrícia Serrão |
Sonoplastia | Jailton Sodré |
Arte | Wagner Ferreira Maia |