logo Radioagência Nacional
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida nega as acusações
Baixar
Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional
06/09/2024 - 21:17
Brasília
Brasília (DF), 30.08.2024 - O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida participa de cerimônia de reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP). Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
© Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, na noite desta sexta-feira (6). Em nota, o presidente disse que era insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual e moral. As denúncias foram divulgadas pela imprensa.

Nesta sexta, em entrevista a uma rádio, Lula afirmou que não poderia permitir que se tenha esse tipo de comportamento no governo.

A Polícia Federal e a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriram investigação sobre o fato.

O caso foi tornado público pelo site Metrópoles, que divulgou as denúncias da organização Me Too Brasil contra o ministro dos Direitos Humanos. Segundo a reportagem, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também teria sido uma das vítimas.

A Me Too Brasil confirmou que recebeu as queixas contra Silvio Almeida, mas que preserva a identidade das denunciantes.

Pelas redes, a ministra Anielle Franco divulgou nota pública em que diz que não é aceitável relativizar ou diminuir os episódios de violência. Disse ainda que reconhecer a gravidade e agir imediatamente é o correto. E ressaltou a ação contundente do presidente Lula e agradeceu manifestações de apoio.

O ministro nega as acusações. Em vídeo divulgado na quinta-feira (5), ele classifica as ilações como absurdas.

Nesta sexta-feira, Silvio Almeida pediu à Justiça que a Me Too esclareça - em 48 horas - uma série de questionamentos, como os procedimentos tomados durante as denúncias e os métodos de apuração.

O Ministério dos Direitos Humanos ainda divulgou nota dizendo que as acusações surgiram depois de a pasta não aceitar tentativas indevidas de interferência da Me Too Brasil na licitação para o serviço do Disque 100.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.