Checagem de fatos nas redes sociais: Lula defende soberania dos países
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 08/01/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de eventos em referência aos episódios antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023: a reintegração das obras de arte destruídas nos ataques antidemocráticos, a reincorporação ao acervo do palácio o relógio do Século XVII e uma ânfora - tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza nos trabalhos de restauração; e o descerramento do painel As Mulatas, que foi vandalizado no mesmo ataque, recuperado e, agora devolvido ao seu local original, o 3º andar do Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente Lula defendeu, nesta quinta-feira, que os países devem ter sua soberania resguardada para regular as mídias sociais. Lula respondeu a imprensa sobre a nova política anunciada pela empresa Meta – que comanda o Facebook, Instagram e Whatsapp – que dá fim à checagem de fatos nas redes sociais.
"O que nós queremos na verdade é que cada país tem a sua soberania resguardada".
Lula ainda afirmou que vai se reunir com a equipe, para discutir as novas ações da Meta. O encontro está previsto para esta sexta-feira; O presidente também defendeu a responsabilização no ambiente digital.
"Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade do cara que comete um crime na imprensa escrita. É como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque ele faz a mesma coisa na vida digital".
O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou sobre a polêmica, em entrevista à imprensa. Alckmin disse que as plataformas de presença global precisam ser responsabilizadas pelas publicações e defendeu o projeto de Lei que regulamenta as redes sociais no Brasil. A proposta ainda espera por votação pelo plenário da Câmara dos Deputados.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia, energia elétrica.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)