logo Radioagência Nacional
Política

Encontro na capital fortalece relação de prefeitos com governo federal

Evento contou com mais de 25 mil participantes durante três dias
Baixar
Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional
13/02/2025 - 23:28
Brasília
Brasília (DF) 13/02/2025 - Movimentação no último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Durante três dias, prefeitos e prefeitas que assumiram os mandatos neste ano se reuniram em Brasília para conhecer melhor como funciona o governo federal e como eles podem obter recursos, fazer projetos de parceria, entre outras ações.

Nesta quinta-feira (13), terminou o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento contou com a presença de mais de 25 mil participantes, sendo 3,3 mil gestores eleitos de diversas partes do país. A proposta foi aproximar as prefeituras do governo federal, apresentando programas e projetos que podem levar recursos para as cidades.

O prefeito de Salgueiro, no sertão pernambucano, Fábio Lisandro, que está em seu primeiro mandato, destacou a possibilidade de articular projetos para as cidades que mais precisam: 

“O evento foi um uma grande oportunidade de interação entre os participantes dos governos, o governo federal, né, as empresas estatais. Porque a gente, muitas vezes, tá lá no interior e a informação não chega. E aqui, o balanço é extremamente positivo, né, quanto à integração, quanto a informações que a gente consegue hoje coletar. E aí, quem teve a curiosidade, a disponibilidade de participar de forma intensa, foi extremamente válido”.

O presidente da Associação Brasileira dos Municípios, Ari Vanazzi, disse que agora é o momento de dar continuidade às parceiras realizadas no evento:

“Esse encontro abriu caminhos, abriu portas, e os municípios vieram e saíram daqui com muito material, saíram daqui com muitas propostas, com muitos programas, com muitas ações e saíram muito felizes. Agora, nós estamos nos preparando para, após esse encontro, a gente continuar levando o nosso debate nos estados, nas regiões, para poder fazer com que os projetos saiam do papel e sejam executados. E só sai do papel e é executado se, efetivamente, tiver um acompanhamento do governo, com a possibilidade de ajudar os municípios a fazer a gestão desses grandes programas”.

O Ministério da Saúde, por exemplo, anunciou a segunda etapa do PAC Seleções, com a possibilidade de R$ 49 bilhões só para a saúde. A ministra Nísia Trindade comentou, para a Rádio Nacional, as principais demandas dos prefeitos no evento:

“Demandas por alguns equipamentos, como as unidades básicas de saúde, também o Samu, ambulâncias do Samu, que nós estamos renovando, com a meta de ter 100% do Brasil coberto até o final de 2026. Agora, tem muitas demandas que são variadas, porque o Brasil é muito diverso, não é? Então, por exemplo, na região amazônica, há muitas demandas por unidades fluviais, por ambulâncias, e há, no geral, muitas demandas por recursos de custeio”. 

O Ministério da Saúde anunciou ainda o credenciamento do Farmácia Popular para estabelecimentos privados em cidades que não têm o programa, além da ampliação de mais 41 itens a serem distribuídos de graça pelo governo federal.

x