logo Radioagência Nacional
Política

Lula recebe presidente de Portugal em Brasília

Após cerimônia oficial, os presidentes se reuniram a portas fechadas
Baixar
Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional
18/02/2025 - 16:31
Brasília
Brasília (DF) 18/02/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta manhã no Palácio do Planalto
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
© Antônio Cruz/Agência Brasil

Em visita a Brasília, nesta terça-feira (18), o presidente de Portugal Marcelo Rebelo foi recebido pelo Presidente Lula, no Palácio do Planalto. Rebelo participa, nesta quarta (19), do encontro Cimeira Brasil-Portugal, que reúne líderes dos dois países, na discussão sobre cooperação entre diversos assuntos.  

Depois de ser recebido em cerimônia oficial, os dois presidentes seguiram para reuniões a portas fechadas. De acordo com o ministério de Relações Exteriores, tanto Brasil como Portugal têm interesse em aumentar os fluxos de comércio e de investimentos em parcerias científicas, tecnológicas, culturais e educacionais. Inclusive, o governo brasileiro afirma que Portugal é um dos países favoráveis à negociação para um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O Itamaraty também afirma que Portugal apoia o Brasil na intenção de ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. 

Também nesta terça, Marcelo Rebelo participa da entrega do Prêmio Camões de Literatura à poetisa mineira Adélia Prado, que será representada por seu filho Eugênio Prado, no Palácio Itamaraty. E em seguida o presidente português vai ser recebido em um jantar oferecido pelo Presidente Lula.

Acompanham Marcelo Rebelo, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e cerca de dez ministros, que devem discutir com os ministros brasileiros medidas em diversas áreas de cooperação e possíveis assinaturas de atos.

x