Municípios de países do Brics trocam experiências em Brasília
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A parceria entre municípios do Brics pode ser uma saída para as cidades impactadas pelas políticas econômicas e tarifárias adotadas pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. Essa é a avaliação do embaixador do Fórum Internacional de Municípios Brics no Brasil, Pedro Pugliese.
Durante o evento que reuniu prefeitos de todo o país, o Fórum manteve um escritório para reuniões bilaterais, onde recebeu uma dúzia de gestores de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina.
A proposta do Fórum é facilitar as trocas de experiências entre as cidades que fazem parte dos países do bloco – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Soluções criadas tanto pelo setor público quanto pela iniciativa privada.
Moscou, por exemplo, trouxe uma equipe de representantes, que apresentaram soluções como uso da inteligência artificial da gestão de energia e tráfego. Segundo o embaixador, a segurança pública foi um ponto que chamou a atenção dos prefeitos brasileiros.
Neste ano, o Brasil preside o Brics. Segundo Pedro Pugliese, há um plano de realizar um evento em maio aqui. Mas, por enquanto, certo mesmo tem o Fórum dos Municípios Brics, que vai acontecer em São Petersburgo, na Rússia, em outubro.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)