logo Radioagência Nacional
Política

TRE de São Paulo mantém cassação de Carla Zambelli

Deputada foi condenada por uso indevido dos meios de comunicação
Baixar
Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional
26/03/2025 - 14:18
São Paulo
Brasília (DF) 23/04/2024  Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ratificou a decisão que cassa o mandato da deputada Carla Zambelli por oito anos. Pela decisão do TRE, Carla Zambelli, eleita pelo PL paulista, está inelegível até 2030.

O tribunal rejeitou por unanimidade, nessa terça-feira (25), recursos da defesa da parlamentar e manteve a cassação do diploma de deputada federal. A corte também decidiu que Zambelli está inelegível por oito anos, contados a partir da eleição de 2022.

A deputada foi cassada por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político sobre o processo eleitoral de 2022. Lembrando que esta decisão NÃO se refere àquele episódio em que ela persegue uma pessoa, de arma em punho, por ruas de um bairro nobre de SP e que está em julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. Este julgamento está suspenso por um pedido de vista do ministro Nunes Marques, mas que já obteve maioria pela condenação da deputada.

A decisão do TRE dessa terça foi motivada por uma ação da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL. Ela alegava que Zambelli divulgou informações falsas sobre o processo eleitoral. E ainda citou uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político.

O relator da ação, desembargador Encinas Manfré, rejeitou argumentos da defesa da deputada, de que houve abuso dos meios de comunicação, que estariam difundindo informações falsas e descontextualizadas sobre ela. Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

x