Dia Mundial da Lavagem das Mãos: atitude pode salvar vidas

Lavagem das mãos

Publicado em 15/10/2019 - 13:06 Por Marcela Rebelo - Brasília

Nesta terça-feira, dia 15 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.


A data é lembrada desde 2008 e tem como objetivo conscientizar a população para a importância de lavar as mãos adequadamente com água e sabão e, assim, diminuir a transmissão de doenças e até infecções mais graves que podem levar à morte.


De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), até 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos.

 

Ainda segundo a Unicef, cerca de 5 mil crianças morrem devido à diarreia e desidratação. Metade dos óbitos poderia ser evitada, caso houvesse o hábito de lavar as mãos ao longo do dia.

 

A enfermeira Luciana Segatto, do Centro de Tratamento de Pessoas Lesionadas por Feridas Crônicas ou Agudas, falou sobre a forma certa de lavar as mãos.

 

Sonora: "A forma correta de lavar as mãos é molhar as mãos com água e colocar um pouco de sabão, se possível líquido, na palma das mãos, o suficiente para cobrir a superfície. Ensaboe as mãos esfregando-as entre si, esfregue o dorso das mãos e sob as unhas também. Basta fechar a mão, coloca a unha na palma da mão e esfrega por baixo, inclusive. Depois, enxagua e basta enxugar numa toalha limpa ou absorvente."

 

Ela explicou que somente passar álcool nas mãos ou usar luvas não resolve o problema.

 

Sonora: "O álcool não substitui a lavagem das  mãos. Ele é coadjuvante. Na área de saúde, por exemplo, muita gente acha que se colocar as luvas sem lavar as mãos não deixa acontecer a contaminação. Mas é importante lavar as mãos antes de passar o álcool em gel e de colocar luvas. As luvas não substituem a lavagem das mãos. A lavagem tem que ser correta antes de colocar as luvas. Claro que se sua mão não tem muita sujidade e você está num lugar em que não encontra água, se fizer um contato já com gel, já está tirando algo dos microorganismos que estão nas suas mãos."

 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), já está confirmado que a higienização correta das mãos reduz significativamente infecções.

 

 

* Produção: Rosemary Cavalcante

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo