Ação do MPF na Justiça pede revogação de norma do CFM sobre intervenção no corpo de gestantes

Ação na Justiça

Publicado em 10/11/2019 - 09:53 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Ministério Público Federal pediu a revogação da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que permite aos médicos decidirem por intervenções no corpo de gestantes e parturientes, mesmo sem o consentimento das mulheres.

 

A ação na Justiça foi aberta na quinta feira (7), e, segundo o procurador federal Alexandre Chaves, a justificativa é que o critério adotado pelo conselho é vago e não coloca limites no poder médico.

 

A medida foi publicada em setembro e causou polêmica por abrir brechas para práticas que são consideradas como violência obstétrica, como a episiotomia, o corte feito no períneo no momento do parto, ou a manobra de Kristeller, que pressiona a barriga da mulher para acelerar o parto - dois exemplos de práticas ainda adotadas por médicos brasileiros e que deixaram de ser recomendadas pela  Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Logo depois da resolução, o Ministério Público deu 30 dias para o CFM justificasse a nova regra. Mas, desde então, o conselho manteve o texto que vinha sendo questionado.

 

A reportagem entrou em contato com o CFM, mas foi informada que eles não poderiam gravar entrevista nesta sexta-feira (8).

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo