Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado pela OMS

Pesquisa da Fiocruz

Publicado em 26/11/2019 - 20:02 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 5 gramas. Esta é uma das principais conclusões de um levantamento inédito divulgado nesta terça-feira pela fundação Oswaldo Cruz.

 

Os dados apontam ainda que praticamente três quartos da população têm consumo alto de sal, mais de 8 gramas por dia, com incidência generalizada em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade, mas com níveis maiores em homens e pessoas jovens.

 

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Célia Landman, isso mostra como é necessário um programa de redução de consumo que não foque apenas em grupos de maior risco, como hipertensos e doentes renais.


“Quando a gente compara com as informações referidas na entrevista, o consumo de sal é muito mais elevado do que a percepção de consumo. Enquanto o percentual de pessoas que tem consumo de sal superior a 8 gramas por dia é de 70%, somente 14% revelou consumo elevado. Apenas 2,4% da amostra apresentou consumo inferior a 5 gramas de sal por dia; contudo, 25% dos brasileiros diz que consome pouco sal, e 60% acham que tem consumo adequado. Então, a redução desse consumo de sal é hoje considerada como uma das intervenções de melhor custo efetividade para reduzir a mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis”.

 

A pesquisa da Fiocruz é resultado de análises clínicas feitas a partir de sangue e urina de 9 mil pessoas de todo o Brasil, coletado durante as entrevistas da Pesquisa Nacional de Saúde, feita em 2013 pelo IBGE.


O estudo também analisou o hemograma, perfil lipídico, creatinina e a glicemia dos entrevistados para avaliar níveis de colesterol, diabetes, função renal e hemopatologias.


A prevalência de anemia, por exemplo, foi de 9,86%, subindo para 12,2% em mulheres e pra cerca de 25% em mulheres idosas. A pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais Deborah carvalho Malta, uma das profissionais associadas à pesquisa, ressaltou como política públicas podem ser construídas a partir desses dados.


“O Primeiro estudo nacional em relação à prevalência de anemia em mulheres foi em 2006, e mostrou uma prevalência de 29,4% de anemia em mulheres usando os mesmos critérios. E a PNS nos mostra, então, uma redução expressiva dessa prevalência. Destacar, então, programas governamentais importantes na última década que podem explicar esse resultado, como o programa de fortificação de farinhas de trigo e milho; o programa nacional de suplementação de ferro de crianças, gestantes e mulheres no pós-parto; e a própria expansão da atenção primária em saúde”.


Já o diabetes foi identificado em 6,6% dos adultos considerando apenas os exames laboratoriais, mas chegando a 8,4% se forem incluídas as pessoas que confirmaram o diagnóstico, mas já controlam a doença. No entanto, entre a população obesa, a prevalência chega a 17%.


E os resultados referentes à função renal foram considerados bastante surpreendentes, já que as estimativas baseadas nos exames clínicos foram até quatro vezes maiores se comparadas com outras pesquisas feitas no Brasil baseadas apenas em relatos da população. Logo, o levantamento aponta para o subdiagnóstico da doença renal no país.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo