Defensoria do Tocantins recomenda acesso livre a mães com bebês internados em UTI de hospital

Bebês na UTI

Publicado em 10/11/2019 - 13:45 Por Bianca Paiva - Brasília

Após o recebimento de denúncias e a realização de uma vistoria, a Defensoria Pública do Tocantins enviou recomendação à Secretaria Estadual de Saúde para que as mães com bebês internados na UTI do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas, tenham acesso livre ao local.

 

Segundo o órgão, devido a um surto de bactérias na unidade de terapia intensiva neonatal, as visitas às crianças foram limitadas.

 

No documento, o defensor público Arthur Pádua contesta a medida e afirma que a participação das mães no processo de cura é fundamental.

 

A Defensoria Pública tocantinense pede ainda providências para o controle do surto de bactérias na unidade de saúde, que teria sido causado pela falta de serviço de limpeza hospitalar. Segundo o defensor Arthur Pádua, uma das recomendações é que a UTI do Dona Regina não receba novos pacientes até que o problema seja resolvido.

 

A Secretaria de Saúde tem até a próxima quarta-feira, dia 15, para responder à recomendação da Defensoria Pública.

 

Em nota, secretaria informou que ainda não foi notificada pelo órgão competente, mas destacou que a empresa responsável pela gestão da UTI Neonatal já foi comunicada para que regularize o acesso dos pais aos bebês internados. A pasta também reforça que todas os hospitais geridos pelo Executivo Estadual trabalham dentro dos requisitos de humanização do SUS, o Sistema Único de Saúde, determinados pelo Ministério da Saúde.

Últimas notícias
Internacional

Israel continua a dificultar assistência em Gaza, acusa ONU

ONU também pede que seja facilitada a saída de crianças feridas que precisam de tratamento. E mais: incêndio atinge prédio histórico em Copenhague. E Estados Unidos fornecem informações sobre Julian Assange à justiça do Reino Unido.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo