Vacinas contra coqueluche, difteria, tétano e hepatite B estão em falta em Porto Velho

Porto Velho

Publicado em 19/11/2019 - 18:59 Por Larissa Abreu* - Brasília

A vacina DTP, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, e a pentavalente, que imuniza contra essas mesmas doenças, e também a hepatite B e infecções causadas pela bactéria HIB, estão em falta na rede pública de saúde de Porto Velho, em Rondônia.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital rondoniense não recebe do Ministério da Saúde a vacina DTP há seis meses. Em relação à pentavalente, a pasta informou que, neste mês, chegaram cerca de 1,5 mil unidades, mas a quantidade não foi suficiente.


Em nota, o Ministério da Saúde disse que mantém a distribuição das vacinas em todo país, mas admite que houve redução no fornecimento das doses da pentavalente, adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde, porque o medicamento foi reprovado em testes de qualidade realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.


O ministério informou que houve redução no envio da vacina DTP por causa de um problema de variação na temperatura das doses durante o transporte para o Brasil. E que a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aguarda parecer da Opas para liberar o produto. Essa análise leva em torno de 60 a 90 dias.


A reportagem da Rádio Nacional procurou a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. A resposta foi que, para regularizar a falta das doses da vacina pentavalente no estado, foram entregues, em outubro deste ano, cerca de 75% da quantidade solicitada, o que corresponde a 9 mil doses da vacina. E que não há previsão para recebimento de novas doses.

 

*Estagiária sob supervisão de Leandro Martins

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo