Dezembro Laranja: contra câncer de pele, dermatologistas promovem mutirão de exames neste sábado

Dezembro Laranja

Publicado em 07/12/2019 - 05:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Você tem alguma marca na pele que coça, arde ou descama? Ou ainda feridas que não cicatrizam em até 4 semanas? Então você pode aproveitar este sábado (7) e fazer um exame gratuito para descobrir se o problema se trata de um câncer.

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove um mutirão de exames com 4 mil profissionais em 130 postos de atendimento espalhados por 23 unidades da federação. Apenas os estados do Acre, Amapá, Amazonas e Tocantins ficaram de fora da mobilização.

 

Para conhecer os locais das consultas, basta acessar a página entidade no endereço: www.sbd.org.br. As consultas serão das 9h às 15h.

 

A previsão é atender 30 mil pessoas neste ano, na 21ª edição do mutirão. Em 2018, a ação resultou em mais de 26 mil atendimentos, sendo identificados mais de 3,8 mil casos de câncer, o que representa 14% do total de atendimentos.

 

O advogado José Alves Coelho conta que descobriu o câncer ao surgir na pele uma espécie de verruga que coçava.

 

Existem dois tipos de câncer de pele, o não melanoma, menos grave, mas que alcança o maior número de pessoas. Apesar da baixa letalidade, matou 1.958 pessoas em 2015. O outro tipo de câncer de pele é o melanoma, que tem uma letalidade alta, mas atinge menos pessoas, são cerca de 6 mil casos por ano.

 

O dermatologista Luiz Fleury alerta que é preciso conhecer o tipo mais grave da doença.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (Inca), são diagnosticados, todo os anos, cerca de 180 mil casos novos da doença. De cada quatro casos de câncer no Brasil, um é de pele. A incidência é maior entre pessoas acima de 40 anos, mas também se manifesta nos jovens. O principal fator de risco é a exposição ao sol.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

São Paulo vence Bragantino por 1 a 0

Nessa segunda-feira (12), o São Paulo venceu o Bragantino por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. E hoje (13), pelo Paulistão, tem mais dois jogos. 

Confira com Bruno Mendes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Baixar arquivo
Geral

Criança com até 10 anos só podem ser transportadas em cadeirinhas

Mudança está prevista no Novo Código de Trânsito. Antes, quem tinha sete anos ou mais não precisava utilizar o dispositivo de segurança.

Baixar arquivo
Saúde

Equipes da Anvisa vão a Rússia analisar fabricação da vacina Sputnik V

A Anvisa informou nessa segunda-feira que as duas equipes da agência que vão à Rússia verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da vacina Sputnik V irão viajar juntas. No fim da semana passada, a Anvisa divulgou que seriam duas inspeções, em datas diferentes.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo do Butantan aponta para maior eficácia da vacina Coronavac

Instituto Butantan sugere que a vacina Coronavac pode oferecer mais proteção se a segunda dose for aplicada em um intervalo maior de dias. Agora, um novo resultado mostra que a eficácia global pode chegar a 62,3% se a segunda dose for aplicada em um intervalo de até 28 dias.

 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan entrega mais 1,5 milhões de doses da CoronaVac

Com isso, chega a 39,7 milhões o total já entregue pelo laboratório estatal paulista ao governo federal. No contrato fechado com o Ministério da Saúde está prevista a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

E-book disponível: saiba o que mudou no Código de Trânsito Brasileiro

Detran-RJ lançou publicação sobre as novas regras, que começaram a valer a partir desta segunda-feira (12). Entre alterações importantes estão aumento da validade da CNH e de pontos para ter carteira cassada.

Baixar arquivo