Moradores do Pará que não tomaram a vacina contra o Sarampo ainda podem procurar os postos de saúde para receber a dose. As unidades de saúde de todo o estado continuam a vacinação de pessoas de seis meses a 49 anos. São necessárias duas doses da vacina.
Segundo a Sespa, Secretaria de Estado de Saúde Pública, ainda há um surto de sarampo na Região Metropolitana de Belém. De 11 de agosto a 14 de dezembro de 2019 foram registrados 208 casos suspeitos da doença, dos quais 59 foram confirmados, 79 descartados e 70 seguem em investigação.
De acordo com a Sespa, o surto atual está relacionado a pessoas que estiveram nas cidades de São Paulo e Santos, onde, provavelmente, foram expostas ao vírus.
A secretaria ressalta que todos os casos suspeitos de Sarampo atendidos nos serviços de saúde públicos e privados devem ser notificados às Secretarias Municipais de Saúde em até 24 horas após o atendimento.
O bloqueio vacinal seletivo deve ser feito em até 72 horas após o contato com o caso. O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa transmitida por vírus.
Os principais sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, coriza e manchas avermelhadas no corpo. Caso não seja tratada, pode causar infecções mais sérias e até a morte.