Mesmo sem apresentar casos confirmados de febre amarela, em Boa Vista, Roraima, a prefeitura intensificou a vacinação contra a doença.
A ação começou nesta semana e vai durar até o fim do mês.
A intenção é imunizar o maior número possível de pessoas que ainda não receberam a dose da vacina.
Boa Vista não tem registro recente de casos de febre amarela, mas passou ao estado de alerta desde que foi confirmado, em outubro do ano passado, um caso da doença em um indígena sem histórico de vacinação, no estado de Bolívar, na Venezuela.
O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, explica a importância da vacinação.
Sonora: "Estamos intensificando as ações para que todas aquelas pessoas que não têm registro dessa vacina possam ser imunizadas, quem tiver dúvidas procure uma unidade básica para que o seu cartão de vacina seja avaliado. Basta uma dose para que a pessoa esteja protegida, dependendo da faixa etária".
A vacinação ocorre rotineiramente nas unidades que possuem sala de vacina. Algumas funcionam até à meia noite.
Para as crianças a partir de nove meses de idade, a vacina é obrigatória. Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos só podem tomar a vacina mediante liberação médica. As crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias precisam do reforço.
![Isabela Castilho/Cop30 Amazônia/PR Belém (PA), 21/01/2025 - Visita da ONU ao Hangar da COP30. Foto: Isabela Castilho/Cop30 Amazônia/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados O uso do aplicativo da Zoom e outras comunicações digitais disparou, já que muitos norte-americanos receberam ordens de ficar em casa para diminuir a propagação do coronavírus.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Crianças da comunidade de São Francisco do Mainã vão de lancha para a escola (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Onda de calor no Rio. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)