De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2019 o país teve mais de 1,5 milhão casos de dengue, cerca de 130 mil de chikugunya e aproximadamente de 10 mil da zika vírus.
O boletim também revelou que 782 pessoas morreram por causa da dengue e 92 pessoas por causa da febre chikugunya. O estado de São Paulo concentrou mais de 444 mil casos da dengue com 265 mortes no ano passado.
Diante desses números e da chegada do verão, a prefeitura e o governo do estado de São Paulo organizam esta semana uma grande mobilização de combate ao mosquito transmissor, com ações lúdicas e distribuição de panfletos em estações de trens, metrô e terminais de ônibus para orientar a população sobre como eliminar os focos e criadouros do mosquito da dengue.
Nesta terça, a ação acontece no terminal Jabaquara na zona sul da cidade e nas estações de metrô, Sé, República e Tatuapé, da linha vermelha do metrô, além da estação Brooklyn da linha lilás, e nas estações Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio da CPTM.
E é sempre bom lembrar as principais orientações: não deixar água parada; tampar os tonéis e caixas d’água; manter as garrafas sempre viradas com a boca para baixo; limpar toda semana os pratos dos vasos de plantas e preenchê-los com areia, se possível.
Caso a pessoa tenha conhecimento de algum terreno abandonado com lixo e água parada, pode chamar o serviço da prefeitura da capital pelo 156 ou comunicar a ocorrência diretamente no portal sp156.prefeitura.sp.gov.br