Vacinação contra a febre amarela será intensificada em Roraima

Febre Amarela

Publicado em 03/01/2020 - 13:10 Por Dayana Vítor - Brasília

Dezessete estados da Venezuela foram identificados como áreas de alto risco para a transmissão da febre amarela. Em outubro, um indígena venezuelano sem vacinação contraiu a doença. 

 

Para evitar que o vírus entre em Roraima, estado vizinho ao país, a campanha de vacinação contra a doença será intensificada no estado, a partir de segunda-feira (06).

 

Durante um mês, os postos de saúde estarão abertos para vacinar pessoas de nove meses a 59 anos. Haverá ainda orientações sobre a doença e outras ações. Ainda vão ocorrer dois dias D de vacinação, em 17 de janeiro e o outro no dia 24 do mesmo mês.

 

Pessoas com mais de 60 anos, portadores do vírus HIV ou com doenças que diminuem a imunidade precisam de uma avaliação médica, para serem liberados para tomar a vacina contra a febre amarela.

 

Não existe nenhum caso recente da doença em Boa Vista. A campanha é apenas uma medida de prevenção, como destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, Francinete Rodrigues.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte, se não for tratada rapidamente. Nas matas, dois mosquitos transmitem o vírus para macacos. Já nas cidades, o Aedes Aegypt é o responsável pela transmissão da doença para os humanos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo