logo Radioagência Nacional
Saúde

Vai viajar para o exterior? Saiba que providências tomar sobre vacinas

Viagem ao exterior
Baixar
Cleide Lopes
28/01/2020 - 14:25
Brasília

Seja qual for o destino turístico internacional, para que se tenha uma viagem tranquila, é preciso tomar alguns cuidados.

 

E foi o que fez a administradora Jéssica da Rocha Cardoso. Com passagens compradas para a Bolívia, ela foi logo cedo na Sala do Viajante, em um hospital público de Brasília, para saber que cuidados tomar antes de deixar o Brasil.

 

A Sala do Viajante, serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), funciona há quase 10 anos no Hospital Regional da Asa Norte, na capital.

 

E o epidemiologista Fernando Carvalho explica o tipo de serviço oferecido, que são orientações específicas sobre as exigências que o país de destino faz, tudo com o objetivo de garantir a saúde do viajante.

 

Antes de qualquer viagem, é preciso conferir se o país de destino exige o certificado internacional de vacinação e o que se deve fazer.

 

A dica está na internet na página portal.anvisa.gov.br/dicasdesaudeparaviagem.

 

Lá, o viajante informa qual seu destino e o sistema apresenta as orientações de vacinas para a região escolhida.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, para viagens ou dentro do Brasil, é obrigatório tomar a vacina contra a febre amarela.

 

Pessoas que estão viajando com destino ou conexão em países que exigem outras vacinas precisam tirar o Certificado Internacional.

 

A China, por exemplo, além de exigir o visto chinês de turismo, exige o documento.

 

Aqui, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o passageiro de como se prevenir no caso do coronavírus.

 

O alerta está sendo divulgado nos aeroportos em várias línguas.

 

O portal do Ministério da Saúde explica e tira dúvidas sobre o coronavírus. Basta acessar o www.saude.gov.br.

x