Procon Rio faz recomendações aos foliões de blocos e escolas de samba
O carnaval começa no dia 21 deste mês, mas os desfiles de blocos e ensaios de escolas de samba já acontecem desde janeiro. De olho nesse período, o Procon carioca divulgou uma lista com orientações para o consumidor não cair em armadilhas no carnaval.
Entre os temas abordados estão o aluguel de imóveis, viagens, escolhas de fantasia, cuidados com as embalagens de spray de espuma, alimentação e segurança com as crianças.
Em relação ao aluguel de imóveis por temporada, o Procon recomenda buscar referências na internet ou entre pessoas conhecidas, fazer uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato, além de ter atenção aos detalhes e às condições do imóvel.
Outra compra comum nessa época de carnaval são ingressos para camarotes e abadás. A assessora jurídica do Procon Rio, Renata Ruback, recomenda sempre checar tudo que está incluído dentro do valor pago.
Quem levar os pequenos para a folia deve estar atento aos riscos para a segurança das crianças. Ao comprar fantasias e brinquedos, deve-se checar se a idade mostrada na embalagem corresponde a das crianças.
Também é recomendado verificar a condição de armazenamento e a procedência dos alimentos que consumir na rua, além da data de validade dos produtos.
Para diminuir as chances de uma desidratação, o ideal é investir em bebidas sem álcool. E se a opção for pelas alcoólicas é recomendado intercalar com águas e sucos, por exemplo, para evitar problemas.
A espuma de carnaval em spray é inflamável e pode causar alergia e irritação na pele e nos olhos, além de danificar o cabelo e o couro cabeludo. O composto não pode ser inalado nem ingerido.
E para quem for curtir a folia durante o dia é bom evitar exposição prolongada ao sol e passar protetor solar antes de vestir a fantasia. Óculos de sol e chapéus também são bem-vindos.