Brasil tem 5.717 casos confirmados e 201 mortes por coronavírus

Coronavírus

Publicado em 31/03/2020 - 21:22 Por Gésio Passos - Brasília

Um novo recorde de casos para o coronavírus em um dia foi registrado nesta terça-feira no Brasil. Foram 1.138 novas pessoas contaminadas - um aumento de 25% - e 42 novas mortes.


No total, já são 5.717 casos confirmados e 201 mortes em todo país. São Paulo é o estado mais afetado pela doença, com 2.339 casos e 136 óbitos. Rio de Janeiro é o segundo, com 708 contaminados e 23 mortes. O Ceará tem 390 casos e sete óbitos. O Distrito Federal vem logo depois, com 332 contaminados e três mortes.


Nove estados não registram mortes pela Covid-19: Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.


O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a importância das medidas de isolamento social e que alterações nas orientações serão feitas apenas com base científica.


“Estanque absoluto o tempo todo não é bom pra saúde, não é bom para ninguém. Vamos trabalhar com o máximo de planejamento. No momento, vamos fazer, sim, o máximo de distanciamento social, de permanência dentro de nossas residências e trabalho em casa, para que a gente possa, ao ponto de estarmos mais preparados, aí vamos liberando e monitorando pela epidemiologia”.


O ministro afirmou que está sendo montado um mapa de condicionantes para abertura do isolamento, como o estoque de equipamentos de proteção, soluções para ventiladores e respiradores nos hospitais, medidas de transporte público, entre outros.


Com a suspensão das aulas, o Ministério da Saúde avisou que vai antecipar a vacinação contra a gripe para profissionais da segurança e caminhoneiros, mudando a ordem com os trabalhadores em educação.


O governo ainda anunciou que, em diálogo com a indústria farmacêutica, o reajuste anual de medicamentos ficará suspenso por 60 dias.


O Ministério da Saúde informou que desenvolveu um sistema de inteligência artificial que irá ligar para 125 milhões de brasileiros, que estão nas bases de dados do governo, para passar informações sobre prevenção ao coronavírus e também obter dados sobre as condições de saúde da população.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo