Campanha alerta população do Amazonas sobre a tuberculose

Amazonas

Publicado em 09/03/2020 - 08:17 Por Kariane Costa - Brasília

A campanha "É hora de vencer a tuberculose no Amazonas" busca conscientizar a população sobre os efeitos da doença. A ação, lançada no dia 6 pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado, segue durante todo o mês de março.

 

De janeiro a 19 de fevereiro deste ano foram 463 novos casos de tuberculose no Amazonas. Em 2019 houve aumento de 4,6% no número de casos, na comparação com 2018.

 

Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Amazonas, Marlucia Garrido, entre as causas de aumento da doença no estado está a melhora na qualidade do diagnóstico.

 

A coordenadora informou que a melhor forma de combater a doença é ter um diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Mas, segundo ela, a tuberculose ainda é difícil se ser erradicada.

 

A campanha no Amazonas também faz referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. A ação tem uma programação extensa que inclui uma exposição no município de Itacoatiara.

 

Mais informações estão disponíveis no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas: fvs.am.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Dia Nacional do Livro é comemorado com aumento de vendas na pandemia

Entre os motivos pelo crescimento na venda de livros durante o isolamento social, está o comércio online, que deu um salto. O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, em referência à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810.

Baixar arquivo
Esportes

Visitantes se dão bem nas oitavas de final da Copa do Brasil

Nos jogos de ida, o Inter bateu o Atlético-GO em Goiânia. Em SP, o América-MG derrotou o Corinthians. E o Athletico-PR perdeu para o Flamengo na Arena da Baixada. Já na Copa Sul-americana, o Vasco venceu o Caracas, e o São Paulo perde para o Lanús. E hoje o Bahia enfrenta o Melgar.

 

Baixar arquivo
Saúde

Vacina totalmente eficaz contra Covid-19 pode nunca existir

Segundo a chefe da Força-Tarefa de Vacinas do Reino Unido, Kate Bingham, independente das versões iniciais de vacinas que sejam aprovadas, os imunizantes podem não funcionar para algumas pessoas. As considerações da pesquisadora foram publicadas em um artigo na revista médica The Lancet.

Baixar arquivo
Saúde

Europa adota novas medidas para conter Covid-19

A Alemanha anunciou lockdown emergencial de um mês a partir da próxima segunda-feira, dia 2. Na França o novo lockdown nacional, começa nesta sexta-feira (30), deve durar até o dia 1º de dezembro. A situação da doença também preocupa a Itália, que registrou 24.991 novas infecções por coronavírus nessa quarta-feira (28).

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de Santa Catarina estão em situação grave para a Covid-19

O número de regiões catarinenses em situação grave para a Covid-19 aumentou de 4 para 8. São elas: Grande Florianópolis, Extremo Sul, Laguna, Serra Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Alto Vale do Rio Itajaí, Oeste e Extremo Oeste Catarinense. Segundo governo de Santa Catarina, nenhuma região foi classificada com nível gravíssimo, vermelho.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2020: Forças Armadas vão garantir segurança em 348 cidades

Na lista, duas capitais: Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Primeiro turno ocorre dia 15 de novembro

Baixar arquivo