DF reduz horário do comércio e servidores públicos terão ponto facultativo até dia 20
O brasiliense acordou nesta quarta-feira (18) com muitas mudanças na rotina. Na noite dessa terça-feira (17), foram tomadas decisões baseadas no aumento dos casos de covid-19 na cidade e no Brasil.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, que já havia suspendido as aulas públicas e particulares por 15 dias, decretou ponto facultativo nos dias 18, 19 e 20 de março para os servidores do GDF. A medida não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação e órgãos de fiscalização do consumidor.
Essa foi mais uma maneira que o governo encontrou para reduzir ainda mais a circulação de pessoas, diminuindo, assim, a chance de transmissão do coronavírus.
E o Sindicato dos Comerciários do DF junto com o Sindivarejista decidiram reduzir o horário de funcionamento do comércio. Shoppings funcionam somente do meio-dia às 20h, e as lojas de ruas, das 9h às 18h. A determinação vale até 17 de abril.
As empresas também podem conceder férias coletivas ou individuais, antecipadamente. Nesses casos, grávidas, idosos e portadores de doenças crônicas devem ter prioridade.