Técnicos de laboratórios de oito estados estão sendo capacitados no Rio de Janeiro para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus, o Covid-19. A iniciativa da Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde acontece até sexta-feira (03) na capital fluminense.
Após o treinamento, 12 laboratórios públicos de 12 estados vão estar aptos a realizar o teste capaz de detectar o vírus. A meta, de acordo com a Fiocruz, é que, até o fim da semana que vem, as 27 unidades da Federação estejam preparadas para realizar os exames. O chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, afirmou que nesta etapa é fundamental que os laboratórios públicos de todo o país estejam capacitados.
A chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo, do Instituto Oswaldo Cruz , Marilda Siqueira, destacou a importância da descentralização na detecção da doença.
O treinamento começou nesta quarta-feira (11), com especialistas do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Na sexta-feira, será a vez dos profissionais de Sergipe e Alagoas. Turmas do Pará, de Goiás, São Paulo e do Rio Grande do Sul já foram capacitadas.
Na capacitação são abordadas questões como vigilância laboratorial, protocolo para o diagnóstico do novo coronavírus, recomendações sobre biossegurança, transporte de amostras, situação de cada estado e as perspectivas em relação à vigilância. Além disso, os especialistas discutem montagem de protocolos, revisão e análise dos resultados.
Este é o terceiro treinamento realizado pela Fiocruz. O primeiro foi feito com especialistas dos institutos Adolfo Lutz, de São Paulo, e Evandro Chagas, do Pará, além de técnicos dos laboratórios centrais de Saúde Pública de Goiás e do Rio Grande do Sul. A segunda capacitação abrangeu profissionais de nove países da América Latina.
Além da transferência de conhecimento, a Fiocruz atua também na produção de kits com insumos para os testes. Ao todo, a fundação já tem preparados 20 mil kits para testes diagnósticos do novo coronavírus. A meta é chegar, neste momento inicial, a 30 mil kits.