Ministério da Saúde amplia uso do teste do pezinho para detectar toxoplasmose

Teste do Pezinho

Publicado em 06/03/2020 - 10:08 Por Apresentação de América Melo - Brasília

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o uso do teste do pezinho para a detecção da toxoplasmose congênita, no SUS, o Sistema Único de Saúde.


De acordo com a portaria, publicada nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial da União, o prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS do teste do pezinho é de 180 dias.


O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico: conitec.gov.br


Segundo o ministério, 85% dos casos de toxoplasmose em recém-nascidos infectados não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento.


Os bebês que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos costumam ter, com mais frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, retardo mental, anormalidades motoras e surdez.

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo