Os cemitérios não deverão fazer velórios e funerais de vítimas do coronavírus durante o período de isolamento social e quarentena. A recomendação é do Ministério da Saúde, que divulgou um documento com orientações básicas para a situação.
Caso haja velório, o caixão deverá ser colocado em local aberto ou ventilado e deverá ficar fechado durante todo o processo, evitando qualquer contato dos familiares e amigos com o corpo da pessoa. O cemitério deverá disponibilizar água, sabão e álcool-gel 70 para higienização das mãos dos visitantes. Aqueles que fazem parte do grupo de risco, como idosos, gestantes e com doenças crônicas devem evitar ir ao local.
Para evitar aglomerações, o enterro deverá ocorrer com a presença de, no máximo, dez pessoas, que deverão ficar a pelo menos dois metros de distância umas das outras.
Em caso da morte no hospital, o ministério também orienta os profissionais de saúde que irão ter contato com o corpo vítima de Covid-19. Todos deverão usar equipamentos de proteção individual, como óculos, gorro, avental impermeável e máscara. O reconhecimento do corpo deverá ser feito por um familiar apenas, mantendo uma distância de dois metros entre eles. É permitido, ainda, o reconhecimento por foto, evitando contato ou exposição.
Já se a morte ocorrer em casa ou em ambiente público, a orientação é para que os familiares ou responsáveis não manipulem o corpo e evitem o contato direto com ele. A retirada do corpo deverá ser feita por uma equipe de saúde, observando todas as medidas de precaução.
Outras informações e a cartilha completa, você encontra no site do Ministério da Saúde. saude.gov.br